Reserva Particular do Patrimônio Natural Feliciano Miguel Abdala

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Reserva Particular do Patrimônio Natural Feliciano Miguel Abdala
Reserva Particular do Patrimônio Natural Feliciano Miguel Abdala
Vista da vegetação da RPPN
Localização  Minas Gerais,  Brasil
Localidade mais próxima Caratinga
Dados
Área 957,58 ha[1]
Criação 04 de setembro de 2001[1]
Gestão Fazenda Montes Claros
Coordenadas 19° 43' 38" S 41° 49' 17" O
Reserva Particular do Patrimônio Natural Feliciano Miguel Abdala está localizado em: Brasil
Reserva Particular do Patrimônio Natural Feliciano Miguel Abdala

Reserva Feliciano Miguel Abdalla é uma Reserva Privada do Patrimônio Natural situada nos municípios de Caratinga (distrito de Santo Antônio do Manhuaçu) e Ipanema, Minas Gerais.

Informações Gerais[editar | editar código-fonte]

A Reserva Particular do Patrimônio Natural Feliciano Miguel Abdala localiza-se no município de Caratinga, à margem esquerda do Rio Manhuaçu, na Bacia do Rio Doce. A sua área é de 957 hectares, formada por 80% de matas em bom estado de conservação e 20% em estado de regeneração. As terras estão na Fazenda Montes Claros. Se a reserva for somada às propriedades adjacentes à fazenda dará um total de 1.450 hectares de Mata Atlântica original. A fauna e a flora são ricas. Muitas aves e mamíferos ameaçados de extinção se encontram na região. Dentre esses se destaca o muriqui-do-norte.

Características[editar | editar código-fonte]

O clima da região é tipicamente quente. A topografia da região é montanhosa com altitudes variando entre 318m a 628. Abriga trechos de três córregos Matão, Jaó e Sapo. A reserva é marcada pela floresta mesófila. Encontram-se 362 espécies de vertebrados. São 79 espécies de mamíferos. No Rio Manhuaçu, há 19 espécies de peixes. A borboleta Heticonius nattereri, que se encontra na área está ameaçada de extinção.lá é um espaço geológico com secas no verão e invernos quentes, tem 4 espacies de macacos, prego, barbado e o muriqui que é o maior macaco da America Latina podendo atingir 70cm de altura

Histórico[editar | editar código-fonte]

A história da reserva florestal teve seu início com a compra da Fazenda Montes Claro por Feliciano Miguel Abdala, em 1944. Ao longo dos anos o proprietário insistiu em preservar a mata do terreno. Na década de 70,os pesquisadores começaram a se interessar pela área. A partir dos professores Álvaro Aguirre e Célio Vá Lie a reserva passou a se conhecida no meio científico. Em 1977, o professor Akira Nashimura começou a pesquisar sobre os muriquis. O doutor Russell Mittermeier apresentou a reserva à doutora Karen Strier que passou a estudar os muriquis-do-norte. Após a morte do proprietário, os herdeiros transformaram a área em reserva perpétua junto ao IBAMA (2001).

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre uma Unidade de Conservação da Natureza é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.