Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, localizada no estado do Amazonas, na região do médio Solimões, é a maior reserva florestal do Brasil dedicada exclusivamente à proteção da várzea amazônica.

Mamirauá foi a primeira Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) implantada no país. É uma unidade de conservação legalmente instituída pelo poder público, tendo objetivos de conservação e limites bem definidos. A conservação da natureza e a utilização de parcela dos recursos naturais é o objetivo básico dessa unidade de desenvolvimento sustentável.

Este modelo de área protegida para o uso sustentado está profundamente ligado à permanência e participação da população local bem como à formação e mantimento de uma forte base científica para manejo e conservação da biodiversidade da região.

A exploração racional e sustentada dos recursos naturais dá origem à melhoria da qualidade de vida da população local,dessa forma conservando o meio ambiente e aperfeiçoando o conhecimento sobre técnicas de manejo.

Ícone de esboço Este artigo sobre Unidades de Conservação da Natureza é um esboço relacionado ao Projeto Brasil. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.