Resident Evil: Operation Raccoon City

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Resident Evil: Operation Raccoon City
Desenvolvedora Slant Six Games, Capcom
Publicadora(s) Capcom
Diretor Adam Bullied
Produtor Masachika Kawata
Designer Kenji Matsuura
Plataforma(s) Windows
PlayStation 3
Xbox 360
Série Resident Evil
Data(s) de lançamento 20 de março de 2012
Gênero(s) Tiro em terceira pessoa, ação
Modos de jogo Single Player, Multiplayer
Classificação BBFC (Reino Unido)
Inadequado para menores de 17 anos i CERO (Japão)
Inadequado para menores de 17 anos i ESRB (América do Norte)
Inadequado para menores de 16 anos i DEJUS (Brasil)
Inadequado para menores de 18 anos i PEGI (Europa)Inadequado para menores de 15 anos i OFLCA (Austrália)
Inadequado para menores de 18 anos i USK (Alemanha)
Último
Último
Resident Evil: Revelations
Resident Evil 6
Próximo
Próximo

Resident Evil: Operation Raccon City é um jogo da série Resident Evil. O jogo foi desenvolvido pela Slant Six Games e pela Capcom. Resident Evil: Operação Raccoon City é um jogo de tiro em terceira pessoa lançado em 20 de março de 2012 para a PlayStation 3 e Xbox 360 e em maio de 2012 para Microsoft Windows.

O jogo se passa durante os eventos de Resident Evil 2 e Resident Evil 3: Nemesis, em Raccoon City, cujos moradores foram transformados em zumbis depois do surto do T-Virus, uma arma biológica ilegalmente desenvolvida pela compania farmacêutica Umbrella Corporation.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

É setembro de 1998 e a ação se concentra em Raccoon City, cujo destino já foi determinado com as horríveis consequências do mortal vazamento do T-vírus, desenvolvido no Laboratório Subterrâneo de Pesquisas da Umbrella. Com a necessidade de encobrir o caso, a Umbrella envia um esquadrão de elite para Raccoon City para destruir todas as evidências que a ligam ao incidente e eliminar qualquer sobrevivente. Enquanto isso, o governo dos Estados Unidos colocou a cidade em quarentena e enviou sua própria equipe de soldados de elite para determinar a origem do misterioso incidente.

O jogador assume o papel de um soldado do Serviço de Segurança da Umbrella (U.S.S), competindo sozinho ou com até outros quatro jogadores em uma batalha contra todas as forças competidoras presentes em Raccoon City. Espere pelo retorno dos inimigos originais da série, locais icônicos, como o Departamento de Polícia de Raccoon City e os personagens favoritos dos fãs, incluindo Leon S. Kennedy, um policial novato que está na sua lista de pessoas a serem eliminadas. E, ao contrário do que muitos pensam, Resident Evil: Operation Raccon City não tem relação com a cronologia da série.

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Vector

Os dados de Vector permanecem, em sua maioria, confidenciais; sua verdadeira identidade é secreta. Treinando na Ilha Rockfort, ele desenvolveu suas habilidades em artes marciais letais e em reconhecimento. Como um agente disfarçado, suas conquistas no campo de batalha só são comparáveis as de seu antigo mentor, HUNK.

  • Beltway

Hector "Beltway" Hivers é um especialista em demolição que foi dispensado do Corpo de Engenharia do Exército dos Estados Unidos. Pouco se sabe sobre o incidente, além da adição de sua perna prostética. Sua dedicação ao ofício está acima de qualquer precedente, enquanto seu prazer por explodir coisas é sempre visível.

  • Lupo

Uma ex-agente das forças especiais francesas, Karena "Lupo" Lesproux é especialista em armamento. Atraída pelo dinheiro, Lupo afiliou-se à Umbrella e comanda a Wolfpack. Seu conhecimento de campo faz com que o grupo confie totalmente nela. Ela cuida dos membros, como uma loba faz com seus filhotes, o que fez com que a equipe a chamasse afetuosamente de "Wolf Mother" ("Mãe Loba").

  • Bertha

Michaela "Bertha" Schneider encontra prazer na dor. Uma ex-soldado disciplinada e dedicada à medicina, ela se afiliou à Umbrella logo após um retorno mal sucedido à vida civil. Ela se uniu prontamente a Wolfpack após eles terem assegurado que anestesia é um luxo e não uma prioridade.

  • Spectre

Um veterano da Guerra Fria, ex-espião, Vladmir "Spectre" Bodrovski fugiu da antiga União Soviética após ter problemas com as autoridades. Sendo o grande especialista em vigilância da U.S.S, ele foi transferido para a Wolfpack quando o alto escalão de administração da Umbrella notou que suas habilidades poderiam ser de grande benefício.

  • Four-Eyes

Desenvolvendo uma obsessão nada saudável pela ciência ainda muito jovem, Christine "Four-Eyes" Yamata se especializou em virologia. Ela é tão profundamente focada em seu trabalho que tem pouco interesse em outras coisas, incluindo sentimentos, vidas ou outros seres humanos. Estudiosa e detalhista, ela sempre quer saber mais sobre uma dada situação.

  • Dee-Ay

Crispin "Dee-Ay" Jettingham é um soldado experiente. Ele era o homem de escolha do governo norte-americano para liderar a equipe Echo Six. Sempre calmo e contido, ele é um grande soldado, com muitas habilidades e que age com grande eficiência com seu armamento e cumprindo ordens.

  • Harley

Um ex-motociclista desbocado, Erez "Harley" Morris passou a servir às forças armadas para evitar ser preso. Aprimorando-se em medicina durante a Operação Tempestade no Deserto na Guerra do Golfo, Harley tornou-se um dos melhores médicos em campo. Sempre colocando a vida dos outros acima da sua própria, ele sempre irá dar seu melhor para garantir que ninguém fique para trás.

  • Party Girl

Sienna "Party Girl" Fowler ganhou a reputação de garota festeira ao dar grandes festas durante sua juventude para homens de negócios e oficiais. Eles mal sabiam que cada festa era gravada com equipamentos escondidos, e os materiais poderiam ser vendidos por altos valores. O governo a contratou após ela ter conseguido enganar o maior especialista em vigilância em uma de suas festas.

  • Shona

Lawrence "Shona" Kimbala esteve exposto à morte desde a tenra idade, tratando doenças em seu país natal, o Zimbábue. Após o falecimento de seu pai, ele entrou para a Escola de Medicina de Harvard, onde percebeu ter a habilidade de controlar vírus em vez de curá-los. Ele entrou para o programa de armas especiais do Exército e é o maior especialista em virologia do grupamento.

  • Tweed

Marissa "Tweed" Ronson tem a língua afiada e o pavio curto. Trabalhando anteriormente para o Serviço Secreto Britânico, ela desapareceu após uma operação de remoção de bombas a deixar traumatizada. Escolhida a dedo pelo governo, Tweed se tornou parte do grupo Echo Six devido à sua grande habilidade incomparável com demolições.

  • Willow

Caroline "Willow" Floyd desenvolveu sua habilidade para velocidade e esquiva ao crescer sozinha em uma reserva em Montana. Ela entrou para o Exército assim que deixou a escola, ingressando nas Forças Especiais. Nunca está satisfeita consigo mesma e continua a treinar suas habilidades todos os dias.

  • HUNK

Um excelente soldado treinado na Ilha Rockfort, HUNK também é chamado de "Sr. Morte", mas seus dados verdadeiros não são conhecidos, incluindo seu verdadeiro nome. A Umbrella o utiliza em várias ações, as quais ele completa com sucesso e muitas vezes é o único sobrevivente. A empresa tem grande confiança nas habilidades de HUNK e Nicholai o vê como um concorrente. HUNK é um personagem jogável no modo Heroes Mode, presente na equipe dos vilões.

  • Leon Scott Kennedy

Leon é um policial novato que acabou de chegar a Raccoon City para o seu primeiro dia de trabalho. Surpreendido pelos zumbis que infestam a cidade, ele também terá que tentar sobreviver ao se tornar alvo dos agentes da U.S.S. Leon é um personagem jogável no modo Heroes Mode, presente na equipe dos heróis.

  • Claire Redfield

Claire foi a Raccoon City em busca de seu irmão, Chris Redfield, que partiu para a Europa para investigar a Umbrella. Ela encontra com Leon e os dois tentam sobreviver à horda de zumbis que tomou conta da cidade. Claire é um personagem jogável no modo Heroes Mode, presente na equipe dos heróis.

  • Jill Valentine

Jill ficou em Raccoon City após o incidente da mansão para investigar as atividades da Umbrella e acabou se vendo presa na cidade após o T-vírus infectar os habitantes. Sendo membro dos S.T.A.R.S., esquadrão de elite de Raccoon City, Jill é muito bem preparada para situações extremas. Jill é um personagem jogável no modo Heroes Mode, presente na equipe dos heróis.

  • Carlos Olivera

Carlos é membro da U.B.C.S e foi a Raccoon City para resgatar sobreviventes do incidente com o T-vírus. Ele é um ex-guerrilheiro sul americano, que cresceu em meio à guerra civil desde a tenra idade. É corajoso e enfrenta situações de perigo sem hesitar. Carlos é um personagem jogável no modo Heroes Mode, presente na equipe dos heróis.

  • Nicholai Ginovaef

Nicholai é o comandante do pelotão Delta do time B da U.B.C.S. É um excelente soldado, com uma série de missões completadas com sucesso, mas sai sempre como o único sobrevivente. Esse fato começou a levantar dúvidas sobre sua idoneidade entre os seus subordinados. nicholai é um personagem jogável no modo Heroes Mode, presente na equipe dos vilões.

  • Ada Wong

Ada está na cidade para roubar uma amostra do G-vírus para uma empresa rival à Umbrella. Ela costuma ser calma e contida mesmo em situações muito extremas e tem habilidades de combate de alto nível. Ada é um personagem jogável no modo Heroes Mode, presente na equipe dos vilões.

  • LONE WOLF

O "Lobo Solitário" é o piloto de helicóptero da equipe de HUNK. Ele tem técnicas de vôo lendárias, além de ter grande capacidade de sobrevivência em situações extremas. LONE WOLF é um personagem jogável no modo Heroes Mode, presente na equipe dos vilões.

  • Comando da U.S.S

O Comando do Serviço de Segurança da Umbrella deu ordens para o Wolfpack e possivelmente para outras unidades durante suas operações em Raccoon City. O interlocutor fornece informações principalmente para a Wolfpack sobre a destruição de evidências.

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

A idéia do jogo surgiu durante o desenvolvimento de Lost Planet 2. A edição de maio 2011 da Revista Oficial do Xbox, a ser lançado em 05 de abril, mostra uma imagem de um indivíduo em uma máscara de gás ao longo da Umbrella, Inc. logo na capa da edição. Em 01 novembro de 2010 Kotaku informou sobre um boato de que Slant Six Games, desenvolvedora de SOCOM: Confrontou EUA Navy SEALs, estava desenvolvendo Resident Evil: Raccoon City. Em seu site, Slant Six Games escreveu que era neste momento a desenvolver "um projeto novo e surpreendente" que foi anunciada, que foi desenvolvido em conjunto com um parceiro de publicar "novos em uma franquia de classe mundial.

Recepção[editar | editar código-fonte]

 
Resenha crítica
Publicação Nota
IGN 4/10 [1]
GameInformer 6/10 [2]
GameSpot 4.5/10 [3]
Joystiq 2 de 5 estrelas.Star full.svgStar empty.svgStar empty.svgStar empty.svg [4]
GamesRadar 3/10 [5]
1UP C+ [6]
Eurogamer.pt 5/10 [7]
Pontuação global
Publicação Nota média
Metacritic 64% (PS3)[8]
54% (X360)[9]

A IGN atribui uma pontuação 4/10 afirmando que "Um surto de zumbis real teria sido menos trágico."[1] A GameInformer deu a nota de 6/10.[2] A GameSpot atribuiu 4.5/10.[3] A GamesRadar com o titulo: "Jogue este jogo por algumas horas e estará rezando para um real apocalipse zumbi começar", dá a nota de 3/10 e refere como pontos fortes do jogo "a variedade de classes de perícia, as gargalhadas por rir-mos da IA estúpida e acabar o jogo e nunca mais voltar a jogá-lo" e como pontos fracos "o sistema de cobertura, tentar reanimar alguém e em vez disso apanhar uma arma e nós próprios por termos comprado este jogo."[5]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]