Resident Evil: Apocalypse

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Resident Evil: Apocalypse
Resident Evil: Apocalipse (PT)
Resident Evil 2: Apocalipse (BR)
Resident evil apocalypse poster.jpg
 Alemanha
 Estados Unidos
 França
 Reino Unido
 Canadá

2004 • cor • 94 min 
Direção Alexander Witt
Produção Paul W.S. Anderson
Jeremy Bolt
Don Carmody
Roteiro Paul W.S. Anderson
Elenco Milla Jovovich
Sienna Guillory
Oded Fehr
Sophie Vavasseur
Sandrine Holt
Mike Epps
Género Ação
Terror
Idioma inglês
Edição Eddie Hamilton
Lançamento Estados Unidos 10 de Setembro de 2004
Orçamento US$ 45 milhões
Receita US$ 129.394.835
Cronologia
Último
Último
Resident Evil
(2002)
Resident Evil 3 :A Extinção
(2007)
Próximo
Próximo

Resident Evil: Apocalypse (no Brasil, Resident Evil 2: Apocalipse e em Portugal, Resident Evil: Apocalipse), é um filme de terror de 2004, estrelado por Milla Jovovich e dirigido por Alexander Witt, sendo a continuação do filme Resident Evil: O Hóspede Maldito.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

O filme começa com uma narrativa de Alice (protagonista da série) onde a mesma recaptula os eventos do filme anterior e o início do caos total. A Umbrella enviara uma equipe de reconhecimento para deslacrarem o laboratório conhecido como "Colmeia" (onde o T-Vírus havia sido concebido) e investigarem o local em busca de dados sobre o incidente. Porém, ao fazerem isto, os pesquisadores acabam libertando as monstruosidades que o vírus havia criado, que exterminam toda a equipe e invadem a cidade sob a qual as instalações haviam sido construídas - Raccoon City. Em poucas horas a cidade já encontra-se sob estado de emergência.

Ao tomarem conhecimento das consequências catastróficas de sua iniciativa na Colmeia, a Umbrella imediatamente envia carros de apoio para extraírem de Raccoon moradores importantes às suas pesquisas e negócios. Dentre estes estavam o Dr. Charles Ashford - principal desenvolvedor do T-Vírus - e sua filha Ângela. Durante um acidente, porém, o carro que transportava a garota acaba capotando várias vezes seguidas, matando os agentes que o conduziam e deixando a menina inconsciente. Ao saber que sua filha não havia sido resgatada com êxito, o doutor Charles recusa-se a deixar a cidade sem ela.

Alice, após ter sofrido experimentos genéticos, acorda em um hospital abandonado, ainda atordoada e logo vê-se em meio à devastação em que a cidade tornou-se. Posteriormente, ela encontra-se com a policial Jill Valentine e seu pequeno grupo de sobreviventes composto por Terri Morales (uma repórter do jornal local), L.J. (um civil) e pelo também membro da Polícia de Raccoon, o Sargento Peyton (que havia sido ferido na perna por um dos zumbis). Todos unem-se objetivando saírem da cidade.

Porém a Umbrella havia erguido grandes muralhas em torno de toda a cidade, declarando Raccoon em quarentena e proibindo qualquer cidadão de deixar o território. Sob o comando das operações da Umbrella estava o frio Major Timothy Cain. Quando o grupo vê-se sem saída, o Dr. Charles Ashford (que os está monitorando em segredo por seu laptop através das câmeras de segurança espalhadas pela cidade) faz uma ligação aos telefones públicos próximos a eles. Alice declara que deveriam ignorar o fato e apressarem-se, porém, ao perceber que por todos os pontos pelos quais passavam um telefone começava a tocar, ela mesma atende. O Dr. Charles explica a ela o que aconteceu com sua filha e que se eles ajudassem à resgatá-la, ele os ajudaria a escapar de Raccoon.

Em um ônibus abandonado, o grupo confabula e pondera sobre a proposta. Alice explica que o doutor dissera que um helicóptero de transporte viria até Raccoon no que seria a única oportunidade de fuga da cidade antes do amanhecer. Quando Terri pergunta o porquê de partirem antes do raiar do dia, Alice lhe responde que a Umbrella planejava disparar um míssil nuclear contra Raccoon City, o que a "higienizaria". Jill ainda lhe questiona sobre qual seria a carga deste artefato nuclear, ao que Alice responde corresponder a cinco megatons. Todos agora sabem que não tem outra escolha senão resgatarem a menina para que Ashford lhes revele onde o helicóptero pousará.

Ashford os informa que a última leitura de "Angie" na cidade havia sido feita em sua escola, para onde ela provavelmente havia recorrido para refugiar-se, e é para lá que o grupo segue. No caminho, no entanto, eles acabam deparando-se com uma das mais fortes armas biológicas da Umbrella - Nêmesis. O monstro faz uma vítima, mas os demais escapam por pouco.

Na escola, eles encontram-se com Carlos Olivera e Nicholai Ginovaef, membros do U.B.C.S. ("Umbrella Bio-Hazard Countermeasures Service", algo como "Serviço de Contenção de Perigos Biológicos Umbrella"). Os agentes haviam sido "dispensados" pela companhia, que retirou os agentes que pôde e abandonou as operações na cidade (optando pelo bombardeio). Os dois também haviam sido contactados pelo Dr. Ashford para auxiliarem no resgate de sua filha. Alguns membros do grupo perecem, mas L.J., Carlos, Jill e Alice conseguem resgatar a menina.

Imediatamente Ashford lhes informa que o helicóptero partiria do prédio da prefeitura da cidade, e o grupo põe-se a caminho rapidamente. Porém, fato desconhecido para os sobreviventes, o Major Cain havia descoberto que Ashford tentava ajudar pessoas dentro da área de contenção a escaparem e lhes planeja uma armadilha. Quando o grupo chega à prefeitura esperavam estar a salvo e prontos para ir embora. Contudo, o que encontram é Nêmesis ao lado de Cain que aguardavam-nos em frente ao helicóptero. Eles descobrem então o porquê da aeronave estar lá - seria este o resgate de Nêmesis para fora da cidade.

Então Alice tem uma única opção, lutar com Nêmesis ou não lutar e todos os seus amigos morrerem pelas mãos do Dr. Charles Ashford. Alice responde a Cain: - E quem disse que me importo com eles?. Cain então dispara contra o Dr. Charles Ashford e diz: - Ele foi um item de valor para essa corporação, mas eu nem ligo para essa gente. Alice, com medo de que o resto de seus amigos morra, luta corpo-a-corpo com Nêmesis e ao vencer a luta Alice olha para Nêmesis, e tem mais um flashback e se lembra do que havia acontecido depois de ter saído da Colmeia e também descobre que Nêmesis na verdade era Matt (um ativista que tentara destruir a Umbrella, junto com Alice, Rain, Spence, Kaplan e One e entrou na Colmeia como prisioneiro), então Alice para a briga com Nêmesis.

Cain tenta persuadir Alice a se juntar ele, até que ele desiste, sai e se dirige ao helicóptero achando que Nêmesis iria matar Alice, mas acaba tendo uma surpresa quando este mata todos os guardas que estavam ao lado de Alice, então ela pega uma pistola e atira nos guardas que estavam vindo. Ela sai correndo, enquanto Nêmesis mata os outros soldados.

Carlos, que estava tentando se soltar com um alicate, se solta e dá o alicate para Jill que também se vê livre e sai com Carlos em direção de "Angie" para libertá-la, matando os guardas que tinham restado no local. Cain manda lançarem o míssil em Raccoon e, preocupado, anda em direção à cabine do piloto do helicóptero e pergunta o porquê deles ainda não decolarem, e se surpreende ao ver que na verdade quem estava ali era L.J., que acerta um soco em sua cara, ao dizer: - Não decolamos porque só dirijo Cadillacs!.

Quando Alice vê que estava sendo seguida por dois helicópteros, corre por uma fonte enquanto o helicóptero atira. Quando pensa estar salva, se vê encurralada por três guardas; ela larga a arma para enganar os guardas, quando estes baixam a guarda, ela pega a arma no ar e os mata. Ela escuta "Angie" gritando seu nome e sai em sua direção, quando se vê encurralada mais uma vez só que agora por dois helicópteros. Quando os helicópteros iriam abrir fogo, Nêmesis se coloca na frente de Alice e dispara seu lança-foguetes no helicóptero, acertando um e fazendo com que este bata no outro. Com isso, um dos helicópteros cai em cima de Nêmesis e o mata. Alice cai no chão e vê um pedaço de ferro vindo em sua direção, que bate em sua cabeça e a faz ficar zonza, neste momento "Angie" chega e diz para ela se levantar.

Carlos surge e diz para elas virem com ele. Carlos coloca o braço de Alice em seu ombro e a carrega até o helicóptero, enquanto L.J. grita com o piloto do helicóptero para decolarem. Os zumbis começam a invadir a prefeitura, Alice, Carlos e "Angie" estão dentro do helicóptero, Jill aponta uma arma para Cain e a dá para Alice, ele suplica: - Espere! Me matar não vai resolver nada!. Alice responde com raiva: - Eu sei! Mas já é um começo!. Cain é empurrado para fora do helicóptero por Alice. Ao cair no chão, uma das suas pernas é quebrada. Desesperado, ele pega uma pistola e mata alguns zumbis, mas logo percebe que a resistência é inútil. Não desejando tal fim para si, Cain tenta cometer suicídio, mas a pistola estava sem munição. Por ironia do destino, Cain é mordido por Ashford, que havia se tornado um zumbi. Alice vê Cain sendo devorado vivo pela multidão.

Alice assiste essa cena do helicóptero, até que Carlos tira ela da beirada, Alice vem com Carlos e olha pra Jill, este então se levanta e pega Alice, a coloca no banco e senta-se ao seu lado. Todos se sentam no helicóptero e "Angie" pergunta a Alice se ela ficará bem, Alice responde que sim, é quando a bomba nuclear chega à cidade e explode, causando uma turbulência no helicóptero, um ferro se desprende do helicóptero, Alice vê que o ferro esta indo em direção de "Angie", se coloca à frente de "Angie" recebendo um corte grave na barriga.

O helicóptero acaba caindo nas montanhas Arklay nos arredores de Raccoon City, misteriosamente, só o corpo de Alice está no local. Dr. Isaacs chega ao local duas horas depois do acidente e manda chamarem uma equipe médica para a levarem.

Horas depois, os jornais falavam sobre Raccoon City, e mostravam um vídeo que Terri Morales havia gravado do que aconteceu realmente (a moça trabalhava no canal de notícias Raccoon 7 como apresentadora do tempo, estava com Alice e os outros mas acabou morta na escola procurando por Ângela) e acusando a Umbrella Corporation de ser a causadora de todo o desastre. Logo depois dessas notícias, a Umbrella divulga um falso relatório dizendo que na verdade uma usina nuclear tinha chegado ao seu estado crítico pela manhã, e acusando Carlos Oliveira e Jill Valentine de terem plagiado o vídeo, parecido com o que havia acontecido na Rússia em 1986.

Quando Alice acorda em uma instalação médica da Umbrella em Detroit sem saber de nada, nem de sua vida, seu nome, como falar, ou o que tinha acabado de acontecer, Dr. Isaacs manda a tirarem da cápsula em que estava para acordar direito, meio confusa, ela sai da cápsula com a ajuda do Dr. Isaacs.

Alice com dificuldade pergunta onde estava e ele responde que ela estava segura, ele a tira da cápsula e a coloca com cuidado na parede. Alice olha confusa para uma caneta, Dr. Isaacs então pega a caneta e diz a ela o que aquilo era, ela confusa fala "caneta" repetidas vezes com dificuldade, tendo flashbacks do que havia acontecido. Ele pega a caneta e a devolve para um médico, e pergunta para Alice se ela se lembrava de algo, se ela se lembrava de seu nome, então Alice começa a repetir "Meu nome" várias vezes como se estivesse com dor de cabeça, se recostando na parede e fazendo caretas. Dr. Isaacs começa a falar sobre os resultados que ele quer. Então os médicos tentam lhe dizer que Alice está se recuperando muito depressa, mas ele não dá atenção, e acaba tomando um susto quando ela se recupera e diz: - Meu nome é Alice. E eu me lembro de tudo!. Assustados, todos do laboratório ficam em pânico, Alice pega a caneta e a acerta no olho do médico, mas apenas o derruba e joga Dr. Isaacs no vidro. Então um guarda vem e lhe dá um tiro com uma arma de choque, Alice parece sentir uma dor mínima e joga o aparelho de volta ao guarda, acertando-o bem no pescoço.

Ela sai pelo corredor, quando um homem a vê pelas câmeras de segurança e chama reforços. Quando ela percebe que está sendo vigiada, olha para a câmera e simultaneamente todos os monitores da sala ficam com a cara dela e o homem percebe que seu nariz está sangrando e acaba morrendo. Alice então sai do prédio e é surpreendida por soldados, se vê encurralada pela terceira vez, quando um carro preto chega. Dentro estavam Carlos, Jill e L.J. vestindo uniformes da Umbrella, Jill diz: - Muito obrigada, agora o controle é nosso!. O guarda pergunta de quem era a ordem e Carlos responde: - É confidencial, autorização nível seis.. Carlos mostra ao guarda um crachá, o guarda lhe pede desculpas e faz um sinal para os outros baixarem as armas. Jill vai até Alice, segura o braço dela e a trás até Carlos que cobre Alice, Jill ainda sem tirar as mãos do braço de Alice, leva-a até a frente do carro, onde a coloca no carro enquanto os outros também entram, e saem com o carro preto em direção à portaria.

Quando eles chegam à portaria, Dr.Isaacs liga para a portaria e diz que é para deixá-los passar, dentro do carro Carlos diz que é bom ter Alice de volta, Ângela aparece e pergunta se estava tudo bem com Alice, ela responde com a cabeça que sim. Do laboratório, Dr. Isaacs fala: - Programa Alice ativado.. Então os olhos de Alice brilham como o símbolo da Umbrella. Ela olha para Carlos e sorri, quando Jill pergunta: - O que fizeram com você?. Alice não diz nada, fica encarando Jill que olha com cara de "eu não estou entendendo nada", então Alice olha para fora do carro fechando o vidro e eles saem do laboratório da Umbrella.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco e personagens[editar | editar código-fonte]

Ator Personagem
Milla Jovovich Alice
Sienna Guillory Jill Valentine
Oded Fehr Carlos Olivera
Mike Epps L.J.
Sandrine Holt Terri Morales
Razaaq Adoti Peyton Wells
Sophie Vavasseur Angie Ashford
Matthew G. Taylor Nemesis
Zack Ward Nicholai Ginovaef
Thomas Kretschmann Major Cain
Jared Harris Dr. Ashford
Iain Glen Dr. Isaacs
Dave Nichols Capitão Henderson
Stefan Hayes Yuri Loginova
Geoffrey Pounsett Mackenzie
Megan Fahlenbock Marla Maples
Shawn Austin-Olsen Padre

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • O teaser Regenerate não foi dirigido por Alexander Witt, e sim por Marcus Nispel.
  • Apesar da palavra "zumbi" nunca ser utilizada pelos personagens (assim como no primeiro filme), ela aparece uma vez, com Tom Gerhardt sendo creditado como "Pai zumbi" (zombie dad)
  • Quando os agentes da Umbrella vão à primeira casa evacuar uma cientista, a TV está exibindo o comercial do Regenerate.
  • Sienna Guillory observou atentamente os movimentos de Jill Valentine em Resident Evil 3: Nemesis, e movimenta-se exatamente como a personagem.
  • O trailer de Resident Evil 2: Apocalipse foi um dos trailers mais assistido da internet de novembro de 2003 a maio de 2004, com 8,5 milhões de downloads.
  • Pouco depois do início dos créditos finais há um anúncio que diz "Este foi um produto da Umbrella Corporation. Nosso negócio é a própria vida. Alguns efeitos colaterais podem ocorrer." ("This has been a product by the Umbrella Corporation. Our business is life itself. Some side-effects may occur").
  • Algumas cenas do trailer não estão no filme, como a onda azul de radiação se espalhando pela cidade antes da explosão e os Lickers que se disfarçam de gárgulas na igreja. Entretanto, não é difícil perceber o contexto em que elas se encaixam no filme.
  • Nessa trama Nicholai é um dos protagonistas e não antagonista como nos jogos

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]