Resident Evil: City of the Dead

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Resident Evil: City of the Dead
Autor(es) S. D. Perry
Idioma Inglês
País Estados Unidos
Série Resident Evil
Editora Pocket Books
Lançamento 1 de maio de 1999
Páginas Estados Unidos 352
ISBN [[Special:Booksources/Estados Unidos 0-671-02441-8|Estados Unidos 0-671-02441-8]]
Cronologia
Caliban Cove
Underwolrd

Resident Evil: City Of The Dead é o terceiro livro da série Resident Evil, escrito por S. D. Perry. O livro é uma adaptação literária do jogo Resident Evil 2, sendo dentre os seis livros da série o mais fiel a história original, tendo, portanto, Leon S. Kennedy e Claire Redfield como protagonistas tentando escaparem vivos de Raccoon City.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Dois meses após os acontecimentos de Resident Evil: The Umbrella Conspiracy quase todos os habitantes de Raccoon City foram transformados em zumbis por um surto do T-vírus, uma arma biológica desenvolvida pela Corporação Umbrella[1][2]. Leon S. Kennedy, um policial novato que chega para o seu primeiro dia de trabalho na cidade, e Claire Redfield, uma estudante universitária à procura de seu irmão, Chris Redfield, que acabam de chegar em Raccoon City. Diante ao perigo das ruas e após um acidente envolvendo um caminhão, ambos buscam se refugiar no Departamento de Polícia de Raccoon City a fim de obterem proteção contra a população infectada[1], no entanto descobrem que o local já não é mais seguro[3], e a maioria dos policiais já estão mortos[4]. Claire também descobre que Chris já havia deixado a cidade para investigar a sede da Umbrella na Europa[5]. Sem qualquer razão para continuar na cidade, os dois protagonistas se separam para procurar outros sobreviventes e assim fugir da cidade[6][7]. Enquanto buscavam uma rota de fuga, Claire encontra uma garota chamada Sherry Birkin, que está fugindo de um mutante desconhecido, e Leon encontra Ada Wong, que afirma estar à procura de seu namorado John, um pesquisador da Umbrella.[6][8]

É descoberto que o chefe da polícia de Raccoon, Brian Irons, havia sido subornado pela Corporação Umbrella para ocultar provas de experimentos da empresa nos arredores da cidade e dificultar as investigações. Eles também haviam escondido o desenvolvimento do novo G-Vírus, um agente capaz de causar mutações generalizadas no corpo de um ser humano.[6][9] Irons tenta assassinar Claire, mas é morto por um mutante G-vírus no departamento de polícia. Então, Claire e Sherry escapam através dos esgotos e se separaram. Depois de se dividir com Leon, Ada se depara com Sherry, e pega um pingente de ouro da menina, que havia deixado no chão enquanto fugia. Ainda entre os esgotos, Ada relutantemente une-se com Leon novamente, após ele insistir que seu dever é protegê-la. Eles encontram uma mulher de meia-idade que dispara em Ada, porém Leon se lança em sua frente, levando o tiro. Ada e Leon ignoram o fato e seguem a mulher, que se revela ser Annette Birkin, mãe de Sherry, esposa de William Birkin, o cientista da Umbrella que criou o G-vírus. Na tentativa de proteger seu trabalho ele injeta-se com o vírus, que o transformou na criatura mal formada que agora está perseguindo Sherry.[6] Annette reconhece o pingente de sua filha e tenta tirá-lo de Ada. A luta segue – e durante as emoções, Annette é lançada sobre uma grade[10] Ada descobre que o medalhão de ouro contém uma amostra do G-vírus, e mais tarde - tomada por suas emoções - retorna à Leon, cuidando de seus ferimentos.[1][6]

Enquanto isso, Claire se reúne com Sherry e descobre que Birkin havia implantado em sua filha um embrião para produzir descendentes. Leon, Ada, Claire e Sherry entram em uma fábrica abandonada conectada a Umbrella que servia como um centro de pesquisas. Birkin ataca e deixa Ada gravemente ferida, então Leon explora o laboratório afim de encontrar algo para cuidar de suas feridas.[6] Ele é interrompido por Annette, que lhe explica que a relação de Ada com John era apenas um meio de obter informações sobre a Umbrella, e então ela diz que Ada é uma espiã enviada para roubar o G-vírus, trabalhando para uma organização desconhecida.[6][11] Quando Annette está prestes a atirar em Leon, o monstro Tyrant aparece e ela é forçada a recuar, Ada então retorna para salvar Leon, e derrota o Tyrant aparentemente à custa da sua própria vida. Enquanto isso, Annette tenta fugir com outra amostra do G-vírus, mas é ferida mortalmente pelo marido mutante (William Birkin). No entanto, antes de morrer, ela diz a Claire como criar uma vacina que irá neutralizar as mutações causadas pelo embrião dentro de Sherry. Depois de preparar a cura, Leon e Claire se reúnem em um trem de fuga, e injetam a vacina no corpo de Sherry, que acaba por salvar sua vida. Birkin se transforma em uma grande criatura e os persegue, porém é morto quando um sistema de auto-destruição faz com que o trem exploda.[6] Depois de escapar da cidade com Sherry, Leon tem a intenção de derrubar a Umbrella, enquanto Claire continua a procurar seu irmão.[6][12] No fim está implícito se Ada havia sobrevivido e se o G-vírus estava seguro no pingente.[6]

Versões traduzidas[editar | editar código-fonte]

Resident Evil: City of the Dead, assim como outros livros da série escritos por S. D. Perry, foram traduzidos por um ex-grupo brasileiro de fãs da série conhecidos como FYFRE (Face Your Fear of Resident Evil)[13], no entanto, tais versões são disponibilizadas apenas para download em PDF e não são comercializados legalmente.

Referências

  1. a b c Resident Evil Archives. [S.l.]: BradyGames Publishing. 9 de novembro de 2005. pp. 117–121. ISBN 0-7440-0655-4 
  2. Resident Evil Archives. [S.l.]: BradyGames Publishing. 9 de novembro de 2005. p. 253. ISBN 0-7440-0655-4 
  3. REVIL, contém informações sobre todos os livros sobre a série Resident Evil lançados
  4. Capcom Co., Ltd (21 de janeiro de 1998). Resident Evil 2. Capcom Entertainment, Inc. Operation report 2: We're down to four people. 
  5. Capcom Co., Ltd (21 de janeiro de 1998). Resident Evil 2. Capcom Entertainment, Inc. Chris's diary: August 24th: With the help of Jill and Barry, I finally obtained information vital to this case ... We talked it over, and have decided to fly to the main Umbrella HQ in Europe. 
  6. a b c d e f g h i j Resident Evil Archives. [S.l.]: BradyGames Publishing. 9 de novembro de 2005. pp. 39–58. ISBN 0-7440-0655-4 
  7. Capcom Co., Ltd (21 de janeiro de 1998). Resident Evil 2. Capcom Entertainment, Inc. Leon S. Kennedy: There's no reason for us to stay any longer than necessary. Let's split up, look for any survivors and get out of here! 
  8. Capcom Co., Ltd (21 de janeiro de 1998). Resident Evil 2. Capcom Entertainment, Inc. Ada Wong: I'm trying to find my boyfriend. His name's John. He was working for a branch office of Umbrella based in Chicago, but he suddenly disappeared six months ago. I heard a rumor that he's here in the city. 
  9. Capcom Co., Ltd (21 de janeiro de 1998). Resident Evil 2. Capcom Entertainment, Inc. Claire Redfield: So it's true, you have been working with Umbrella. Then you must know about the G-virus. What is it? Tell me! Brian Irons: It's the agent that can turn humans into the ultimate bioweapons. Superior to the T-virus in every way. ... The monster that's been tearing my place apart is yet another product of the G-virus, an ultimate bioweapon. 
  10. Capcom Co., Ltd (21 de janeiro de 1998). Resident Evil 2. Capcom Entertainment, Inc. Annette Birkin: Where did you get that pendant? It looks exactly like the one I gave Sherry. Ada Wong: She dropped it. I've been holding onto it for her. Annette Birkin: Liar! Give it back to me! 
  11. Capcom Co., Ltd (29 de janeiro de 1998). Biohazard 2 (em Japanese). Capcom Co., Ltd. Annette Birkin: あの女はある組織の工作員よ。G-ウィルスを奪うために送られたスパイさ! ... 研究員のジョンに近づいて、アンブレラの情報を盗み出していたのよ。 / That woman is an agent from the organization. A spy sent here to steal the G-virus! ... She got close to the research member John and began to steal information about Umbrella. 
  12. Capcom Co., Ltd (21 de janeiro de 1998). Resident Evil 2. Capcom Entertainment, Inc. Leon S. Kennedy: It's over. Claire Redfield: No, I have to find my brother. 
  13. F.Y.F.R.E., Face Your Fear of Resident Evil 2000-2009.