Resistência mecânica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

A resistência mecânica, no campo da mecânica dos sólidos, é a força resultante da aplicação de uma força sobre um material. É a deformação do material que gera a força resultante, na medida direta de seu módulo de elasticidade.

Na engenharia, a resistência mecânica de uma estrutura é a sua capacidade de suportar as solicitações externas sem que estas venham a lhe causar deformações plásticas.

Na física, no capítulo que trata do movimento de corpos sólidos, a resistência mecânica é o atrito criado pela fricção entre dois objetos (de igual ou diferente material), o que provoca uma resistência entre os mesmos e como tal uma dissipação de energia. Assim, quanto menor for o atrito, menor é a dissipação de energia e o desgaste dos dois objetos. Para minimizar esta resistência (ou atrito) entre objetos utiliza-se (em regra geral) líquidos que podem ser compostos oleosos dependendo dos materiais que se friccionam.