Reticulocitose

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde dezembro de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Reticulocitose é condição anômala do tecido sangüíneo, caracterizada pelo aumento na contagem dos reticulócitos circulantes, condição reputada entre os mais simples e os mais confiáveis sinais hematológicos da produção acelerada de eritrócitos. Ocorre durante o processo de regeneração ativa do sangue (estímulo da medula óssea na eritropoiese), e em certos tipos de anemia, em particular a hemolítica congênita.

Reticulocitose significa,pois, aceleração da eritropoiese. A hipóxia e a eritropoietina são fatores importantes em desencadeá-la, através da liberação de maior número de reticulócitos. Os reticulócitos são os precursores dos eritrócitos e podem estar presentes em casos com normocitose, microcitose e/ou macrocitoses. O hemograma com contagem de reticulócitos permite, em caso de anemia, dar informação ao médico se a medula está a tentar compensar a baixa de eritrócitos ou se pelo contrário não está funcionanate, como acontece nas hipoplasias e aplasias medulares.

Ícone de esboço Este artigo sobre Biologia celular é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.