Retirante

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Retirante é o nome dado a pessoa ou grupo que abandona a sua terra devido a seca e a miséria em busca de um melhor local para viver.

É comumentemente é caracterizado por uma família que parte a pé, com pouco bagagem em rumo a cidade grande e que se depara com novos costumes.

A condição de retirante, é uma das três posições importantes que, na literatura do Ciclo de Secas, o sertão brasileiro, ou mais especificamente, a seca, impõe à população do nordeste brasileiro. As outras duas posições são a do cangaceiro e a do beato.

"A seca, porém, impõe três posições importantes: o homem se lança ao crime e se torna cangaceiro; emigra pacificamente e é chamado retirante; ou então procura, em práticas supersticiosas, aplacar a fúria de Deus e se transforma em beato - sai pregando ou seguindo um pregador rústico, a fazer sacrifícios, autoflagelando-se e acaba matando ou roubando em nome de Deus." Fonte: Moisés Massaud (Org.) (1999), Pequeno dicionário de literatura brasileira, 5. ed. atual. São Paulo: Cultrix.