Retrato de um Músico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Retrato de um Músico
Ritratto di musico
Retrato de um Músico
Autor Leonardo da Vinci
Data c. 1485
Técnica Óleo sobre painel
Dimensões 43 × 31 
Localização Pinacoteca Ambrosiana, Milão, Itália

O Retrato de um Músico (Italiano: Ritratto di Musico) é a única pintura-retrato de um homem atribuída a Leonardo da Vinci. O homem representado pode ter sido Franchino Gaffurio, professor da capela da Catedral de Milão nos anos de 1485, que era contemporâneo e amigo de Da Vinci.

Leonardo parece ter deixado o retrato próximo de sua finalização, porém, ainda assim, inacabado. No século XIX pensava-se que o retrato era de Ludovico Sforza, mas na restauração realizada em 1905, com a retirada de uma camada de verniz, ficou mais nítida a existência de uma mão e uma folha de papel com uma partitura musical e os escritos "Cant ... Ang ...". A suspeita da identidade de Gaffurio, deve-se ao fato dele ter sido mestre da capela na Catedral de Milão na mesma época em que o quadro foi produzido. Outros estudiosos afirmam que o homem em questão pode ser anônimo, ou até um retrato de Josquin Des Pres, que também atuou como mestre da capela na Catedral.

O sujeito é um jovem de cabelos grossos e dourados, retratado em um ângulo reclinado levemente para a direita, postura ereta e com as pupilas particularmente expressivas e delicadas, compostas por diferentes passagens de luz e sombras.O olhar do músico pode parecer irreal, perdido no espaço, mas pode ser que esteja a ler a música em silêncio e imaginando o desempenho. Em comparação com o rosto detalhado, o chapéu, as vestes, a mão e a partitura parecem ter sido feitos por outro pintor, com um estilo diferente. Alguns historiadores da arte reconhecem o estilo de Leonardo na face do personagem, porém, o estilo assemelha-se mais com modelos nórdicos do que toscanos, que possivelmente pode ter grande influência de Antonello da Messina, que estava em Milão no momento da realização dessa obra.

Encontra-se actualmente na Pinacoteca Ambrosiana em Milão.

Ícone de esboço Este artigo sobre pintura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

[1] [2]