Retroprojetor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto Física.

Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição. Este artigo está para revisão desde março de 2011.

Um retroprojetor em funcionamento

O retroprojetor é um dispositivo capaz de projetar imagens ampliadas de textos (ou fotos) sobre uma tela, ou numa parede. Estas imagens são obtidas a partir de objetos impressos em lâminas de plástico transparentes, popularmente conhecidas como transparências ou acetatos.

Princípio de funcionamento[editar | editar código-fonte]

Seu funcionamento baseia-se na emissão de um feixe de luz, emitido por uma lâmpada, que atravessa a lâmina transparente que contém o texto, colocada sobre uma superfície também transparente. Esta superfície consiste numa lente – - lentes de Fresnel - que concentra a luz emitida pela lâmpada a fim de aumentar a luminosidade projetada na tela.

O feixe de luz que atravessa a lâmina refrata-se numa lente convergente conjugando uma imagem real dos objetos (texto). Como este feixe de luz é interceptado por um espelho plano disposto logo acima da lente, esta imagem real torna-se um objeto virtual para o espelho plano. Este, por sua vez, conjuga na tela uma imagem real e ampliada deste objeto virtual.

Este recurso é bastante usado em sala de aula, auditórios e salas de conferências de negócios. vantagens: substitui com eficiência o quadro-negro, as transparências são leves e de fácil transporte, sua operação é relativamente simples,embora deva obedecer a alguns princípios básicos. O apresentador deve ficar voltado para a platéia. A sala pode ficar inteiramente iluminada, não havendo necessidade de se apagarem as luzes. O texto deve ser parcialmente coberto, sendo desvendado à medida que vai sendo feita a exposição. Partes do texto ou de figuras podem ser apontadas diretamente na transparência, com emprego de um objeto como um lápis, sem necessidade de se olhar para a tela de exposição. Trata-se de recurso indicado especialmente para apresentação e discussão de textos mais extensos, impróprios para apresentação em Power Point. Atualmente seu uso tem diminuído em virtude da crescente utilização de projetores multimídias, que permitem conexão com computador ou dispositivo de vídeo.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.