Return Merchandise Authorization

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Documento típico de RMA

Return Merchandise Authorization (RMA) ou Autorização de Devolução de Mercadoria (ADM) é uma transação onde o dono de um produto envia o material defeituoso para o fornecedor de forma a obter uma reparação do produto ou um novo, ou de forma a ter o seu crédito reembolsado para poder adquirir um outro produto do mesmo fornecedor ou empresa.

Em muitos casos, uma ADM é dada após várias séries de testes.

Por exemplo: Para um produto de hardware, se existe algum defeito, um engenheiro irá analisar o produto à procura de defeitos. Se for encontrado algum defeito, o engenheiro ira analisar se este foi provocado pelo consumidor.

Isto é feito para que o fornecedor não sofra perdas devido à negligência do entregador, usuário, distribuidor ou revenda. Geralmente, é feito com bens que estão novos e vieram com defeitos de fábrica, ou quando se tornam defeituosos e ainda se encontram na garantia.

O consumidor geralmente telefona para um número de apoio ao cliente e recebe um "Número de ADM".

História[editar | editar código-fonte]

Na Roma Antiga, já havia a ideia da devolução de mercadorias com defeito. De acordo com o jurista Marcus Antistius Labeo, quem comprasse um escravo eunuco sem saber que ele era eunuco, ou uma mulher estéril sem saber disso, poderia devolver a mercadoria.[1]

Referências

  1. Aulo Gélio. Noctes Atticae, Livro IV, 2, Sobre a diferença entre doença e defeito, e a força destes termos no edito dos áugures, também se eunucos e mulheres estéreis podem ser devolvidos, e os diversos pontos de vista sobre isto, 6-7 e 10
Ícone de esboço Este artigo sobre Administração é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.