Return to Castle Wolfenstein

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde Dezembro de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Return to Castle Wolfenstein
Desenvolvedora id Software
Gray Matter Interactive
Nerve Software
Publicadora(s) Activision, Aspyr Media, Inc.
Motor id Tech 3
Plataforma(s) PC, PlayStation 2
Data(s) de lançamento
    Gênero(s) Tiro em primeira pessoa
    Modos de jogo Um jogador, Multijogador
    Classificação Inadequado para menores de 16 anos i DEJUS (Brasil)
    Inadequado para menores de 17 anos i ESRB (América do Norte)
    Inadequado para menores de 16 anos i PEGI (Europa)
    Inadequado para menores de 16 anos i USK (Alemanha)
    Mídia CD-ROM, DVD
    Controles Gamepad, Teclado, Mouse
    Idioma Inglês
    Hardware
    Sistema Linux, Windows, Mac OS X

    Return to Castle Wolfenstein é um jogo de tiro em primeira pessoa lançado pela Activision em 20 de Novembro de 2001. Baseado no jogo seminal do gênero, Wolfenstein 3D e construído em cima da engine de Quake III Arena, fora produzido pela desenvolvedora original id Software, com o modo single player desenvolvido pela Gray Matter Interactive e o multiplayer pela Nerve Software.

    História[editar | editar código-fonte]

    O jogo se passa na Europa ocupada pelos nazistas, em 1943. O protagonista B.J. Blazkowicz, soldado do exército dos Estados Unidos, e outro agente (batizado "Agent One" no Xbox e Mac) foram enviados para investigar um projeto de Heinrich Himmler, a Divisão Paranormal da SS. Porém os dois são capturados e presos no castelo Wolfenstein (baseado no castelo real de Wewelsburg). Agent One é morto durante um interrogatório por um torturador, mas Blazkowicz consegue matar o soldado guardando sua cela e prepara sua fuga. Após fugir, o jogador deve continuar investigando a Divisão Paranormal, que envolve experimentos com biotecnologia, ressureição de cadáveres e armas secretas. Apenas as duas primeiras missões tem ligação direta com Wolf 3D (envolvendo a fuga do castelo e soldados zumbis).

    Wolfenstein 3D fora banido na Alemanha, e para evitar o mesmo com Return to Castle Wolfenstein, a id fez adaptações ao lançar no país: não há citações explícitas ao Terceiro Reich, a suástica é substituída por duas águias formando um "W", e se combate uma facção chamada "Lobos", comandadas por Heinrich Höller.

    Missões[editar | editar código-fonte]

    • Mission 0: Prologue' (console apenas): Missões que mostram o que B.J. e Agent One faziam antes da captura, enfrentando as forças de Erwin Rommel no Norte da África. Uma missão secreta na cidade de Ras El-Hadid, Egito os fazem encontrar um sítio arqueológico secreto onde Oberführer Helga Von Bulow e a Divisão Paranormal da SS tentam conseguir duas tábuas mágicas em uma tumba. Após lutarem com os Nazistas e mortos-vivos, B.J. chega á tumba, mas não consegue capturar Helga, porém ele e Agent One a seguem em um Ju-52 roubado, derrubado perto do Castelo Wolfenstein, onde são capturados.
    • Mission 1: Ominous Rumors: B.J. luta para fugir do Castelo Wolfenstein, armado inicialmente com uma faca e uma Luger roubada de um guarda, ao mesmo tempo em que busca provas das experiência da divisão Paranormal. Ao final, usa um bonde para sair da área e encontrar a resistência alemã.
    • Mission 2: Dark Secret: B.J. chega a uma cripta, onde as escavações da Divisão Paranormal fez mortos-vivos acordarem, incluindo cavaleiros saxões zumbis/esqueletos.
    • Mission 3: Weapons of Vengeance: B.J. tenta deter o líder da Divisão de Projetos Especiais da SS, Wilhelm Strasse (apelidado "Deathshead", cabeça da morte), que planeja atacar Londres com um míssil V-2 equipado com armas biológicas a partir de uma base nos países bálticos.
    • Mission 4: Deadly Designs: a OSA envia Blazkowicz para a cidade bombardeada de Kugelstadt, onde junto com a resistência descobre projetos de uma arma nova dos nazistas, a "Venom Gun", em uma fábrica. Blazkowicz também entra num complexo secreto subterrâneo, a Secret Weapons Facility (SWF), onde encontra criaturas deformadas com implantes mecânicos usados para testar a Venom Gun.
    • Mission 5: Deathshead's Playground: Blazkowicz cai de pára-quedas na Noruega, perto da locação dos misteriosos "X-Labs" de Deathshead, onde descobre mais criaturas experimentais, como o Übersoldaten, uma monstruosidade armada com pernas hidráulicas e armas instaladas no corpo.
    • Mission 6: Return Engagement: Após estudar documentos capturados por Blazkowicz, a OSA descobre a "Operação Ressurreição", que planeja ressuscitar o corpo de Heinrich I. Apesar do ceticismo de comandantes, a OSA envia Blazkowicz para as montanhas alemãs de Harz, próxima ao Castelo Wolfenstein.
    • Mission 7: Operation Resurrection: B.J. entra em uma escavação próxima ao Castelo Wolfenstein, invade as criptas do Castelo e invade a cerimônia em que Heinrich I é ressuscitado, e transforma três Übersoldaten em cavaleiros negros.
    Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.