Couraçado Retvizan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Retvizan)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde janeiro de 2012).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Encouraçado Retvizan
Encouraçado Retvizan
Encouraçado Retvizan
Origem    Bandeira do país de origem
Em serviço 1902-1904
Características gerais
Hizen
Origem    Bandeira do país de origem
Em serviço 1905-1922
Características gerais
Deslocamento 12,708t (standard;)
12,912t (full load)
Comprimento 117,9 m (386 ft)
Boca 22, m (72 ft)
Calado 7,6 m (25 ft)
Propulsão 2 motores à vapor de expansão tripla
24 caldeiras
Velocidade 18 knots (33 km/h)
Autonomia 4,900 milhas nauticas (9,100 km/h)
Armamento 4 canhões de 305 mm
12 canhões de 152 mm
20 canhões de 75 mm
24 canhões de 47 mm
6 canhões de 37 mm
6 tubos de torpedo de 381 mm
45 minas
Tripulação 722 homens

O Encouraçado Retvizan foi construído na Filadélfia, Estados Unidos pelo estaleiro William Cramp and Sons e armado em São Petersburgo, atuou na Frota do Pacífico (Rússia), lutou na Batalha de Port Arthur e na Batalha do Mar Amarelo, foi afundado e capturado pelos japoneses. Teve seu nome rebatizado para Hizen.

Guerra Russo-Japonesa[editar | editar código-fonte]

O Retvizan lutou contra os japoneses na Batalha de Port Arthur quando foi torpedeado, sendo imediatamente reparado. Quando o Almirante Stepan Osipovich Makarov faleceu quando tentava furar o bloqueio japonês em Port Arthur, o Almirante Wilgelm Vitgeft decidiu tentar novamente furar o bloqueio, a frota russa partiu em 10 e agosto de 1904, entretanto os navios japoneses novamente atacam os russos, o encouraçado Tsesarevich que era o carro-chefe da frota, é bombardeado e sua ponte de comando é destruída, o Almirante Vitgeft morre, então o capitão Eduard Schensnovich lançou o Retvizan para a linha de fogo inimiga para proteger o Tsesarevich que já estava bastante danificado. O Retvizan recebe vários tiros que que ferem 42 marinheiros, inclusive o capitão Schensnovich. Após a batalha, o Retvizan retornou para Port Arthur, em 6 de dezembro de 1904, ele foi afundado por obuses japoneses.

Carreira japonesa[editar | editar código-fonte]

Com a derrota russa, os japoneses capturaram o Retvizan, repararam os danos e o integraram em sua marinha sendo rebatizado Hizen. Durante a Primeira Guerra Mundial o Hizen realizou buscas contra navios alemães no Pacífico, também ajudou na invasão japonesa em Vladivostok durante a Guerra Civil Russa. Em 1922, foi descomissionado. Em 12 de julho de 1924, foi afundado como alvo de tiros.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.