Revenge (telessérie)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
TV Future Icon.svg
Revenge é uma série em exibição.
As informações podem mudar rapidamente. Editado pela última vez em 21 de dezembro de 2014.
Revenge Logo.png
Revenge (PT/BR)
Logotipo do seriado
Informação geral
Formato Seriado
Gênero Drama, Thriller psicológico
Mistério
Duração 43 minutos
Criador(es) Mike Kelley
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
Produção
Produtor(es) Randy Sutter
Samantha Thomas
Melissa Loy
Joe Fazzio
Distribuída por Disney-ABC Domestic Television
Elenco Madeleine Stowe
Emily VanCamp
ver todos
Tema de abertura Instrumental de "Dissolution"
Compositor da música tema Fil "iZLER" Eisler
Empresa(s) de produção The Page Fright Company (1ª-2ª temp.)
Temple Hill Productions
ABC Studios
Localização Los Angeles, CA
Southampton, NY
Wilmington, NC (piloto)
Exibição
Emissora de
televisão original
Estados Unidos ABC

Brasil Canal Sony
Portugal FOX Life
Brasil Rede Globo

Formato de exibição 1080i (HDTV)
Transmissão original 21 de setembro de 2011 - presente
N.º de temporadas 4
N.º de episódios 66

Revenge é uma série de televisão norte-americana de drama criada por Mike Kelley e estrelada por Madeleine Stowe e Emily VanCamp. A série estreou nos Estados Unidos pela emissora ABC em 21 de setembro de 2011, já a segunda temporada estreou em 30 de setembro de 2012 e a terceira temporada estreou em 29 de setembro de 2013. A quarta temporada estreou no dia 28 de setembro de 2014 no canal americano ABC e vai estrear em outubro no Brasil pelo Canal Sony.

A série ganhou uma temporada completa pela ABC depois do episódio piloto obter altos índices no ranking da Nielsen e posteriormente a liderança no ranking de televisão estadunidense (CBS, Fox, CW e NBC) na faixa etária de 18-34.

Madeleine Stowe foi indicada como Melhor Atriz em Drama de TV ao Globo de Ouro, enquanto a série foi indicada na categoria Melhor Nova Série de Drama Favorita ao People's Choice Awards. A série atualmente vai ao ar em 39 países em todo o mundo. Revenge tornou-se a série da ABC de maior audiência desde a temporada televisiva de 2006-2007 de Lost, e tornou-se a única série estreante de maior audiência na faixa etária de 18-49 desde o último episódio de Lost. Alguns críticos referem-se à Revenge como maior sucesso televisivo no mundo de uma série desde Dallas.

A série é exibida no Brasil pelo canal Sony Entertainment Television (TV por assinatura) e pela Rede Globo (TV aberta). Em Portugal é exibida pelo canal Fox Life.[1] [2]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Emily Thorne, cujo verdadeiro nome é Amanda Clarke, volta a Hamptons para se vingar das pessoas que destruíram sua família e causaram a morte de seu pai. Quando Amanda era criança seu pai foi preso sob a acusação falsa e injusta de terrorismo, sendo julgado e condenado à prisão, onde acabou sendo assasinado. Amanda sente que teve a vida destruída por essas pessoas que armaram contra seu pai, fazendo com que ela passasse sua infância no reformatório, uma detenção juvenil. Quando completou 18 anos, ela foi solta e recebeu a herança de seu pai, além de uma caixa contendo detalhes sobre as pessoas que arruinaram a vida deles. Assim, ela muda seu nome para Emily Thorne e resolve vingar-se de cada um deles.

Produção[editar | editar código-fonte]

Em janeiro de 2011, ABC encomendou o roteiro para piloto. Em março de 2011, a atriz Emily VanCamp foi escalada para interpretar Amanda Clarke/Emily Thorne, a personagem principal, e pouco tempo depois foi anunciado que Ashley Madekwe estava no elenco da série.[3] Madeleine Stowe e Henry Czerny juntaram-se também ao elenco.[4] Max Martini e Robbie Amell que respectivamente interpretam Frank Stevens e Adam.[5] [6] James Tupper substituiu Marc Blucas no papel de David Clarke, o pai de Amanda/Emily. O astro Connor Paolo que foi recorrente na série Gossip Girl foi escalado para interpretar o personagem Declan Porter.[7] Ex-recorrente de Nikita, Ashton Holmes ganhou o papel de Tyler Barrol, o amigo de Harvard de Daniel Grayson.[8]

Elenco[editar | editar código-fonte]

Principal[editar | editar código-fonte]

Ator/Atriz Personagem Dubladores brasileiros Temporadas
Emily VanCamp Emily Thorne/Amanda Clarke Priscila Franco Regular
Madeleine Stowe Victoria Grayson Eleonora Prado Regular
Henry Czerny Conrad Grayson Luiz Antônio Lobue Regular Participação
Gabriel Mann Nolan Ross Márcio Marconatto Regular
Joshua Bowman Daniel Grayson Felipe Zilse Regular
Nick Wechsler Jack Porter Felipe Grinnan Regular
Karine Vanasse Margaux LeMarchal Tarsila Amorim Recorrente Regular
Christa B. Allen Charlotte Clarke Samira Fernandes Regular
Connor Paolo Declan Porter Robson Kumode Regular
Ashley Madekwe Ashley Davenport Letícia Quinto Regular Participação
Barry Sloane Aiden Mathis Fábio de Azevedo Regular
Brian Hallisay Ben Hunter Regular
James Tupper David Clarke César Marchetti Recorrente Regular

Estúdio de Dublagem: TV Group Digital
Direção de dublagem: Alessanda Araújo

Secundário[editar | editar código-fonte]

Ator/Atriz Personagem Dubladores brasileiros Temporadas
Margarita Levieva Amanda Clarke/Emily Thorne Paloma Mendonça Recorrente
Justin Hartley Patrick Osbourne Glauco Marques Participação Recorrente
Amber Valletta Lydia Davis Sandra Marah Azevedo Recorrente Recorrente
Roger Bart Mason Treadwell Fábio Moura Recorrente
Hiroyuki Sanada/Cary-Hiroyuki Tagawa Satoshi Takeda Antônio Moreno Recorrente
Elena Satine Louise Ellis Recorrente

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Emily Thorne (Emily VanCamp): A protagonista do seriado, nascida Amanda Clarke, volta aos Hamptons sob uma nova identidade, Emily Thorne - uma socialite rica dedicada ao trabalho de caridade. Seu objetivo ali é a vingança sobre os responsáveis ​​pela morte de seu pai, David Clarke e injusta condenação por terrorismo. Quando jovem, ela passou um tempo em um centro de detenção juvenil, sem saber da inocência de seu pai até sua libertação, quando Nolan Ross se aproxima dela. Ele então explica a ela toda a história da qual seu pai foi vítima e recebe sua herança, resultado das partes de seu pai da empresa NolCorp (49% do estoque de capital fechado), resultado do financiamento inicial de seu pai na empresa. Depois de perceber que Nolan está dizendo a verdade, ela decide limpar o nome de David. Ela passa por um treinamento com Takeda , período em que ela conhece e tem um relacionamento com Aiden Mathis. Seu relacionamento termina quando ele a abandona. Ela faz os preparativos para seu retorno aos Hamptons - negociando a troca de identidade com sua ex-companheira de cela de detenção juvenil. Depois de chegar nos Hamptons, Emily Thorne compra antiga casa de seu pai, ao lado dos Graysons e se envolve romanticamente com Daniel Grayson, a fim de chegar mais perto de sua família. Entretanto, após noivarem-se, tal relacionamento chega ao fim após beijar Jack Porter, sua paixão de infância. Depois de saber que Charlotte é sua meia-irmã, decide protegê-la de sua vingança contra os Graysons.
  • Victoria Grayson (Madeleine Stowe): Antagonista principal do seriado, Victoria é a matriarca rica e poderosa da família Grayson, esposa de Conrad Grayson, mãe de Daniel e Charlotte. Depois de ter um caso com David Clarke, Victoria relutantemente concordou em ajudar Conrad e Frank a enquadrá-lo para encobrir os crimes do marido. O casamento de Victoria e Conrad se deterio e o casal inicia o processo de divórcio, sobretudo pela traição de Conrad com Lydia Davis, uma das melhores amigas de Victoria. Apesar de não saber a verdadeira identidade de Emily, Victoria nunca inteiramente confiou nela desde sua chegada nos Hamptons e tenta sabotar seu relacionamento com Daniel.
  • Nolan Ross (Gabriel Mann): Hacker e inventor de softwares é aliado confiável de Emily ao longo de sua vingança. Ele deve a sua riqueza e sucesso para David Clarke, que o apoiou e investiu seu próprio dinheiro em empresa de Nolan, a NolCorp. Grato a David, Nolan se oferece para ajudar sua filha, que inicialmente reluta em confiar nele, mas com o tempo aceita seu envolvimento. Importante aliado no que tange as questões sobretudo tecnológicas, como em caso de câmeras, e-mails, celulares, etc, além de constantemente aconselhar Emily no que for necessário. Nolan é bissexual - tinha um relacionamento com o ex-diretor financeiro da Nolcorp, Marco Romero, com Tyler Barrol, com sua nova diretora financeira Padma Lahari e com Patrick Osbourne.
  • Conrad Grayson (Henry Czerny): Chefe da Grayson Global, é o marido de Victoria e pai de Daniel e Charlotte (embora não seja o pai biológico). Conrad estava envolvido em lavagem de dinheiro para a Iniciativa Americana, que usou o dinheiro em um ataque terrorista que derrubou um avião. Após o desastre, Conrad trabalhou com Frank e Victoria para culpar o amante de sua esposa, David Clarke. Seu caso com a melhor amiga de Victoria, Lydia, além de outros conflitos do casal o levam ao processo de divórcio.
  • Jack Porter (Nick Wechsler): Filho de Carl Porter e irmão de Declan, passa a gerenciar o bar da família e a cuidar do irmão após a morte do pai. É muito responsável e foi amigo de infância de Amanda Clarke, o qual é apaixonado até os dias atuais - sendo, inclusive, dono de um barco que leva seu nome. Acaba se apaixonando por Emily sem saber de sua real identidade.
  • Daniel Grayson (Joshua Bowman): Filho mais velho dos Grayson. Jovem rico, tenta mudar seu comportamento depois de se envolver em um acidente de carro que deixou um jovem paralisado por dirigir bêbado. Estudante de Harvard e ajuda seu pai, Conrad, com os negócios da Grayson Global. Tem um envolvimento com Emily sem saber de seu segredo, mas que chega ao fim após descobrir uma traição.
  • Charlotte Grayson/Clarke(Christa B. Allen): Filha de Victoria e Conrad Grayson, irmã de Daniel. Sempre teve um histórico acadêmico perfeito. Não tem uma boa relação com a mãe inicialmente, sobretudo após descobrir que é filha biológica de David Clarke. Tem um relacionamento com Declan. Se torna uma viciada em drogas e tal fato gera conflitos.
  • Declan Porter (Connor Paolo): Filho de Carl Porter e irmão de Jack. Vive se metendo em confusões. Tem um relacionamento com Charlotte. Testemunhará em relação ao assassinato ocorrido na noite do casamento de Emily e Daniel.
  • Ashley Davenport (Ashley Madekwe): Inicialmente é empregada de Victoria Grayson para organização de seus eventos. Ashley foi a responsável por trazer sua amiga Emily ao fechado círculo da elite dos Hamptons, sem saber das reais intenções da jovem para isso. Se conheceram em 2006, quando Emily a salvou de um trabalho como prostituta. É extremamente ambiciosa e faz de tudo para atingir seus objetivos.
  • Aiden Mathis(Barry Sloane): Treinado ao lado de Emily por Takeda. Eles se conheceram quando Emily estava em busca de um gangster russo (a mando de Takeda), do qual Aiden acreditava ser o responsável pelo sumiço e possível assassinato de sua irmã. Acaba se envolvendo romanticamente com Emily, mas a decepciona quando foge sem ela para procurar sua irmã. Retorna e se torna um dos principais aliados de Emily para se infiltrar na Grayson Global e derrubar a Iniciativa.
  • Amanda Clarke (Margarita Levieva): Nascida Emily Thorne, conhece Amanda na detenção juvenil e ali ficam amigas. Trocam de identidade e são descobertas por Frank, a mando de Victoria. Amanda o mata e, desesperada, vai atrás de Emily nos Hamptons. Conhece Jack e se apaixona por ele. Recorrente nas temporadas 1 e 2.
  • David Clarke (James Tupper): Pai de Amanda e de Charlotte, era um executivo bem sucedido na Grayson Global. Foi casado com Kara (mãe de Amanda) e teve um relacionamento extra conjugal com Victoria (mãe de Charlotte). Por meio de suborno e chantagem, é acusado de terrorista injustamente por Conrad, Victoria, Frank e pela Iniciativa pelo incidente num avião. Na cadeia, é morto por Gordon Murphy. Somente aparece em flashbacks. Recorrente nas temporadas 1, 2 e 3. No último episódio da temporada 3, ele reaparece e mata Conrad Grayson.
  • Louise Ellis (Elena Satine): Inicialmente, aparece como uma paciente da mesma Clínica Psiquiátrica que Victoria se encontra internada, onde consegue sua liberação do "hospício" por falsas provas, mas ao saber que a identidade de Victoria cria-se uma obsessão pela socialite, desse modo ninguém sabe suas verdadeiras intenções.
  • Satoshi Takeda ( Hiroyuki Sanada/Cary-Hiroyuki Tagawa) : Misterioso e muito sábio, Takeda foi o homem que treinou Emily Thorne e Aiden Mathis para que traçassem seu caminho de vingança.
  • Mason Treadwell (Roger Bart) : Escritor. Teve sua carreira impulsionada por Victoria Grayson. Escreveu uma biografia sobre a vida de David Clarke, o apresentando como um terrorista terrível. Foi alvo da vingança de Emily por diversas vezes e está atualmente nas Bahamas, até o momento, não se tem notícias do escritor.


Recepção[editar | editar código-fonte]

Recepção da crítica[editar | editar código-fonte]

A série foi recebida com críticas geralmente favoráveis, usuários do IMDB deram uma pontuação coletiva de 8,2 em uma escala de 10 e o Metacritic deu 66 de 100.

Dorothy Rabinowitz do The Wall Street Journal elogiou a série, dizendo que "A chegada de um drama puro sobre uma paixão tão antiga quanto o homem quando não é adulterado é algo a se comemorar. Isso é particularmente verdade quando o drama é tão fascinante quanto o seu caminho satisfatoriamente berrante, como Revenge vem a ser". Alessandra Stanley do New York Times comparou a série favoravelmente com Gossip Girl, dizendo que a série tem "o suspense exagerado suficiente para ser agradável".

O quinto episódio da série ("Guilt") recebeu elogios particulares. Orlando C. do TV Fanatic escreveu que "Esta semana Revenge levou as coisas a um nível totalmente novo", e observando o caso de David Clarke disse que "Victoria parece ser a única com consciência". BuddyTV classificou Revenge em terceiro lugar na sua lista de melhores séries estreantes de 2011. O Yahoo! TV também mencionou a série entre os melhores programas de televisão de 2011. A série foi capa das capas revistas Parade, Entertainment Weekly e TV Guide, e foi destaque nas revista Rolling Stone, Vanity Fair, Vogue, People, Us Weekly, Cosmopolitan, Seventeen e Teen Vogue.

Em 10 de maio de 2012, uma semana antes do anúncio da nova grade, a ABC informou a renovação de Revenge para uma segunda temporada. O Hollywood Reporter informou também que foi uma das primeiras séries a obter o "selo de aprovação" de Paul Lee, o presidente da ABC Entertainment, que disse que a série era "sexy" e "pegajosa". A terceira temporada de Revenge foi confirmada pela ABC no dia 10 de maio de 2013. Já a a quarta temporada tem estreia marcada para o dia 28 de setembro de 2014, na ABC dos EUA

Audiência[editar | editar código-fonte]

O episódio piloto obteve classificação de 3,3 na faixa etária de 18-49 anos com 10,02 milhões de espectadores, sendo exibida no mesmo horário das séries veteranas CSI: Crime Scene Investigation (CBS) e Law & Order: Special Victims Unit (NBC). Foi relatado que Revenge é a série de televisão com mais audiência no horário da ABC desde Lost. Em 22 de outubro de 2011, Revenge conseguiu mais audiência do que CSI e Law & Order: SVU, seus principais concorrentes no seu horário entre as faixas etárias de 18-34 e 18-49. Após um hiato de quase dois meses (29 de fevereiro de 2012 a 18 de abril de 2012), Revenge conquistou no ranking da Nielsen a liderança contra todas as outras redes de televisão, entre as faixas etárias de 18-49 e 25-54. Em 18 de abril de 2012, o episódio "Doubt" atraiu a maior audiência da ABC no horário desde fevereiro de 2012. Em 25 de abril de 2012, Revenge conseguiu manter a liderança pela segunda semana consecutiva em que o episódio ficou em 1º lugar no ranking da Nielsen entre os telespectadores totais, nas faixas etárias de 18-49, 18-34 e 25-54. Revenge é a série da ABC de maior audiência no horário de quarta-feira desde 2006.

Temporada Exibida Episódios Estreia de temporada Final de temporada Média (em milhões)
Data Audiência
(em milhões)
Data Audiência
(em milhões)
Quarta-feira
22[9]
21 de setembro de 2011
10,03[10]
23 de maio de 2012
7,85[11] 8,72[12]
Domingo
22
30 de Setembro de 2012
9,74 [13]
12 de Maio de 2013
6,12 [14] 8,87 [15]
Domingo
22 [16]
29 de Setembro de 2013
8,11 [17]
11 de Maio 2014
4.90 TBA
Dados referentes aos Estados Unidos.

Brasil[editar | editar código-fonte]

O retorno da série durante as madrugadas da Globo em 2014, dobrou a audiência da emissora, atingindo 7.1 pontos no IBOPE, alcançando assim a liderança isolada.[18] [19] Mais recentemente na madugada do dia 13 de junho, atingiu recorde de audiência, com melhor índice do ano no Rio de Janeiro.[20]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Premiação Categoria Premiado Resultado
2012 TV.com Awards[21] Guilty Pleasure Favorito Revenge Venceu
People's Choice Awards Nova série de drama favorita Indicado
Golden Globe Awards Melhor Atriz Em Série de Drama Madeleine Stowe Indicado
Gay and Lesbian Entertainment Critics Association Melhor programa de televisão do ano Venceu
NewNowNext Awards Best New Indulgence Revenge Venceu
Next Mega Star Emily VanCamp Indicado
Young Artist Awards Melhor atuação de ator recorrente em série Emily Alyn Lind Venceu
ALMA Awards Melhor Atriz em Série de Drama Madeleine Stowe Pendente
Artios Awards Melhor Drama Revenge Pendente
Teen Choice Awards Melhor Série de Drama Indicado
Atriz em Série Dramática Emily VanCamp Indicado
Melhor Estreia Revenge Indicado
Ator Revelação Josh Bowman Indicado
Ator Que Roubou a Cena Gabriel Mann Indicado
Television Critics Association Awards Melhor Estreia Revenge Indicado

Referências

  1. Revenge Fox Life Portugal. Visitado em 14 de agosto de 2012.
  2. Fox Life estreia série 'Revenge' Destak (3 de setembro de 2012). Visitado em 21 de março de 2014.
  3. Emily VanCamp Set As The Lead In ABC’s ‘Revenge’ & Other Pilot Castings (em inglês) Deadline.com. Visitado em 29 de abril de 2012.
  4. Madeleine Stowe Among Latest Pilot Castings (em inglês) Deadline.com. Visitado em 29 de abril de 2012.
  5. Robbie Amell signs up for 'Revenge' role Digitalspy.com. Visitado em 29 de abril de 2012.
  6. Max Martini signs up for 'Revenge' role — TV News Digitalspy.com. Visitado em 29 de abril de 2012.
  7. James Tupper joins new ABC drama 'Revenge' - TV News Digitalspy.com. Visitado em 29 de abril de 2012.
  8. 'Nikita' star Ashton Holmes joins 'Revenge' - TV News Digitalspy.com. Visitado em 29 de abril de 2012.
  9. Shows A-Z - revenge on abc (em inglês) TheFutonCritic.com. Visitado em 10 de maio de 2012.
  10. Wednesday Final Ratings: ‘The X Factor,’ ‘Modern Family,’ ‘The Middle,’ And Others Adjusted Up; ‘Revenge’ Adjusted Down - Ratings | TVbytheNumbers (em inglês) Tvbythenumbers.zap2it.com. Visitado em 10 de maio de 2012.
  11. Wednesday Final Ratings: 'The X Factor,' 'Modern Family,' 'The Middle,' And Others Adjusted Up; 'Revenge' Adjusted Down (em inglês) Tvbythenumbers.zap2it.com. Visitado em 25 de maio de 2012.
  12. Wednesday Final Ratings: 'Idol', 'Modern Family', & 'SVU' Adjusted Up, 'Apt 23' Adjusted Down (em inglês) Tvbythenumbers.zap2it.com. Visitado em 25 de maio de 2012.
  13. Sunday Final Ratings: 'Once Upon A Time', 'The Simpsons', 'Bob's Burgers' Adjusted Up; '666 Park Avenue', '60 Minutes' Adjusted Down & Final Football Numbers (em inglês) Tvbythenumbers.zap2it.com. Visitado em 30 de Outubro de 2013.
  14. Sunday Final Ratings: 'Survivor', 'Once Upon a Time', 'The Simpsons' & 'Revenge' Adjusted Up (em inglês) Tvbythenumbers.zap2it.com. Visitado em 30 de Outubro de 2013.
  15. Deadline. Sunday Final Ratings: 'Survivor', 'Once Upon a Time', 'The Simpsons' & 'Revenge' Adjusted Up (em inglês) Patten, Dominic. Visitado em 30 de Outubro de 2013.
  16. [1] (em inglês) Deadline. Visitado em 30 de Outubro de 2013.
  17. Sunday Final Ratings: 'The Simpsons' & 'Bob's Burgers' Adjusted Up; 'Revenge' Adjusted Down (em inglês) tvbythenumbers.zap2it.com. Visitado em 30 de Outubro de 2013.
  18. Sem Programa do Jô, Globo eleva audiência com Revenge (em português) Entretenimento.br. Visitado em 12 de junho de 2014.
  19. Revenge aumenta a udiência da Globo na madrugada (em português) O Planeta TV. Visitado em 12 de junho de 2014.
  20. 'Jornal Nacional' e 'Revenge' registram recordes no Rio (em português) kogut.oglobo.com. Visitado em 18 de junho de 2014.
  21. s Best of 2011 (em inglês) TV.com Tv.com. Visitado em 23 de fevereiro de 2012. Cópia arquivada em 23 de fevereiro de 2012. "Favorite Guilty Pleasure"

Ver Tambem[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]