Reverberação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Antiga máquina utilizada para gerar reverberação
Foi amplamente utilizada em conjunto com amplificadores de guitarras

Reverberação é um efeito físico gerado pelo som, é a reflexão múltipla de uma frequência.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Ao acionar uma fonte sonora em um recinto fechado, as primeiras ondas geradas propagam-se até às paredes, sendo reflectidas. Percorrem um caminho em zigue-zague por todas as direções. Nesse intervalo de tempo, a fonte emitiu novas ondas que se combinam com as anteriores. As vibrações sonoras aumentam, portanto, progressivamente de intensidade até alcançar um valor estacionário.

A reverberação ocorre quando a diferença entre os instantes de recebimento dos dois sons é inferior a 0,1 s. Não se percebe um novo som, mas há uma continuação do som inicial. A reverberação pode ajudar a compreender o que é dito por um orador num auditório, pois as ondas percorrerão o ambiente de forma a chegar no ouvinte, compensando o atraso que teria se não existisse a reverberação. No entanto, o excesso de reverberação pode atrapalhar o entendimento.

Reverberação Digital[editar | editar código-fonte]

A reverberação natural é um processo acústico complexo que, apesar de toda a tecnologia eletrónica à nossa disposição, ainda não foi recriado com absoluta precisão por meios digitais. Existem unidades de reverberação que se aproximam mais do que nunca. Grandes avanços, tanto de hardware como de software, tornaram possível proporcionar uma reverberação artificial com densidade e resolução que se aproxima ao efeito natural, tentando aproximar do tipo de som limpo, para várias aplicações profissionais. Com intenção de proporcionar uma qualidade e flexibilidade de reverberação e efeitos num formato simples de usar, por exemplo, nos estúdios avançados de gravação profissional e reforço de som. A reverberação é um efeito essencial para os instrumentos musicais, gravações e reforço de som. De facto, a qualidade dos efeitos utilizados tem uma influência importante sobre a qualidade geral do som. Ela é o efeito principal na constituição de uma.

Tempo de Reverberação[editar | editar código-fonte]

É fácil perceber que o som de uma caixa acústica parece "soar" diferente se for mudada para outro ambiente de dimensões diferentes. Essa diferença se deve, basicamente, ao volume do ambiente. Na verdade, ela é o resultado directo da influência do tempo de reverberação da nova sala, que será outro, sempre se posicionar a caixa em ambiente de tempo de reverberação diferente. Serão ouvidos alguns sons com frequências mais "prolongados". O que ocorre é a maior ou menor, mas indesejada repetição de reflexões das mesmas frequências, mais notadamente das médias e graves.

A reflexão múltipla ocorre para todas as frequências e não apenas para uma. Na verdade, o fenómeno é chamado de Onda estacionária. Ou seja; a mesma onda reflete-se a primeira vez, a segunda, a terceira, a quarta.. percorrendo sempre o mesmo caminho. Como nosso ouvido não percebe dois sons produzidos em tempo inferior a 1/17 de segundo entre eles (alguns autores adoptam 1/15), se essas reflexões ocorrem dentro de um tempo inferior a isso, percebemos apenas um som contínuo que vai perdendo "força" à medida que se reflecte mais vezes e é atenuado naturalmente. Se pelo menos uma das paredes, ou o teto, estiver a mais de 17 m do plano que se lhe opõe, será ouvido o eco.

Duração[editar | editar código-fonte]

A Duração do tempo de reverberação varia conforme muitos fatores, deve-se levar em conta o local, os materiais que serão afetados pelas ondas sonoras assim como sua absorção e reflexão.

Este tempo de reverberação natural ocorre graças ao fato de que as ondas sonoras tem uma propagação lenta se comparada com a da luz, o som se propaga a aproximadamente 340 metros por segundo, e quando essas ondas são emitidas em ambiente aberto, ou seja sem nenhum local para reflexão, o que se pode ouvir é apenas o som direto, com tempo de reverberação 0, porém quando as mesmas ondas se deparam com superficies refletoras (o som em um ambiente não controlado se propaga em várias direções) as onda diretas chegam ao ouvinte, mas as outras ondas "Reverberadas" chegam ao seu ouvido depois, já que foram refletidas por outras superficies.

A Fórmula de Sabine[editar | editar código-fonte]

Sabine introduziu conceitos como a Fórmula de Sabine que encontra o tempo de reverberação em relação ao volume da sala ou caixa acústica e a absorção dos materiais que a compõem. Sendo assim temos a formula:

T = 0,161 \cdot\frac{V}{A}

onde T = Tempo de Reverberação, V = volume em m³, A = Absorção em m² Sabine, e 0,161 é uma constante que torna o calculo mais preciso

Importante: metros quadrados Sabine são metros quadrados de total absorção que podem variar de local em local, sendo assim só é levado em consideração 1m², de material que realmente tenha um coeficiente de absorção fixo.

Não é possível calcular a reverberação de qualquer lugar, apesar de a formula ser um tanto simples, um local pode ter varios tipos diferentes de materiais, cada um com uma absorção diferente. Assim, antes de fazer os calculos, é importante pesquisar sobre os materiais que se encontram no local onde se deseja fazer o calculo de Sabine.