Revista Adventista

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Revista Adventista
A primeira edição da The Present Truth.
Slogan Dedicado à proclamação da "Fé que uma vez foi entregue aos santos".
Editor Rubens S. Lessa (BRA)
Bill Knott (EUA)
Frequência mensal
Editora Casa Publicadora Brasileira (BRA)
Review and Herald Publishing Association (EUA)
Signs Publishing Company (AUS)
Circulação Total: 21.000
Categoria notícias
religião
cristianismo
protestantismo
adventismo
País vários
Idioma vários
Primeira edição Nos EUA: julho de 1849
No Brasil: janeiro de 1906
Última edição Novembro de 2013
ISSN 1981-1462

A Revista Adventista é um periódico adventista do sétimo dia que tem por objetivo informar principalmente sobre os acontecimentos mais importantes da denominação, decisões do corpo administrativo e discussão sobre doutrinas. Busca desta forma ser um canal de comunicação entre a membresia adventista.

A revista possui sucursais em quase todas as regiões do mundo, que editam a revista para circulação em seu campo linguístico e/ou administrativo (circulação restrita a uma divisão/união/associação). A mais antiga Revista Adventista continuamente publicada e ainda em circulação é a versão em inglês editada nos Estados Unidos, a Adventist Review.

Histórico[editar | editar código-fonte]

O periódico foi impresso pela primeira vez por Tiago White em julho de 1849 sob o nome The Present Truth, que posteriormente passou a ser chamado de The Advent Review e Second Advent Review and Sabbath Herald (com variações).[1] Somente em 1978 consolidou-se o nome oficial por qual até hoje é conhecida na América do Norte, Adventist Review.[2]

No Brasil o periódico foi publicado a partir de janeiro de 1906 no Rio de Janeiro. Com o título de Revista Trimensal, teve seu primeiro número impresso em Taquari no Rio Grande do Sul pela Sociedade Internacional de Tratados no Brazil. Os artigos foram assinados por Abel Gregory, Ernesto Schwantes, H. F. Graf, Henrique C. Mecking e Emilio Hölze.[3]

Linha editorial[editar | editar código-fonte]

A linha editorial da revista é rígida e tradicional[4] , seguindo geralmente quatro diretrizes:[5]

  • Espiritualidade: procura levar o leitor a Deus para enriquecer seu relacionamento com ele;
  • Mensagem e Missão: anuncia o retorno de Cristo e incentiva os leitores a se preparar para sua vinda;
  • Diversidade: mostrar os crentes em volta de Cristo, como uma família global e com uma mensagem global;
  • Interação com os leitores: a própria revista se classifica como "um lugar onde os leitores aprendem, compartilham, dizem que têm a dizer e ajudam a formar uma comunidade festiva".[6]

Além das edições semanais e especiais, esta segunda abordando sobre temas específicos, o periódico produz algumas edições recorrentes:

  • Semana de Oração: costuma ser publicada uma vez por ano em muitas línguas por publicadoras Adventistas em todo mundo;
  • Infanto-juvenil: em algumas versões da Revista Adventista (como a em inglês) há a publicação de um suplemento voltado ao público infanto-juvenil. No Brasil há uma publicação específica para este público, a Revista Nosso Amiguinho;
  • Boletins da Conferência Geral: durante as Assembleias Gerais da Conferência Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia ocorridas a cada cinco anos, a Revista Adventista publica relatórios de seu progresso; publicam-se discursos, compromissos, votos, entrevistas, etc.

Referências

  1. Former Names of the Adventist Review Adventist Review Online.
  2. Review and Herald Library - The Library of Congress
  3. OLIVEIRA, Liege de. Revista Adventista Centro Nacional da Memória Adventista. Visitado em 10 de novembro de 2013.
  4. Inland: Adventist publication provocative, pushing boundaries The Press-Enterprise
  5. VANCE, Laura L. Denominationalism and changing gender ideals in the adventist review: an examination of weber's theory of religion of the disprivileged classes. Nova Religio: The Journal of Alternative and Emergent Religions/University of California Press.
  6. JOHNSSON, William G. Our Roots and Mission Adventist Review Online.

Este artigo foi inicialmente traduzido da Wikipédia em inglês, cujo o nome é Adventist Review, especificamente desta versão.

Este artigo foi inicialmente traduzido da Wikipédia em francês, cujo o nome é Revue adventiste, especificamente desta versão.