Revista Fórum

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Fórum - Outro Mundo em Debate
Editor Renato Rovai
Frequência Mensal
Editora Editora Publisher Brasil
Circulação Nacional
Categoria Política, economia, cultura, sociedade
País  Brasil
Idioma Português Brasileiro
Primeira edição 1 de setembro de 2001 (12 anos)
RevistaForum.com.br

Fórum - Outro Mundo em Debate é uma revista brasileira publicada mensalmente pela editora Publisher Brasil desde setembro de 2001. Inspirada no Fórum Social Mundial, - apesar de não se tratar de sua publicação oficial -, o foco principal da revista é a divulgação dos acontecimentos mais recentes dos movimentos sociais no país.

Desde seu lançamento, a revista circula nas bancas de jornais de 115 cidades do país, distribuída pela Fernando Chinaglia. Até agosto de 2004, a periodicidade da revista era bimestral. Em setembro de 2005, Fórum passou a utilizar papel reciclado, se tornando a primeira revista brasileira distribuída em bancas a adotar tal prática[1] .

Coberturas de destaque[editar | editar código-fonte]

Desde 2001, a revista produziu reportagens que alcançaram repercussão em outros veículos da mídia brasileira, tais como a cobertura da tentativa de golpe de estado na Venezuela em 2002[2] , uma entrevista com o líder palestino Yasser Arafat[3] e uma reportagem investigativa com denúncias de supostos "abusos" cometidos pela polícia paulista após a onda de ataques do Primeiro Comando da Capital (PCC) em maio de 2006[4] . Foram publicadas também entrevistas polêmicas como com o ex-ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu[5] , que teve seu mandato de deputado cassado em decorrência do escândalo do mensalão, e com o líder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) Raúl Reyes, numa das últimas vezes em que falou com a imprensa antes de ser vítima de uma ataque aéreo realizado pelo Exército da Colômbia em território equatoriano[6] . Em 2009 publicou uma entrevista com o delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz.

Colaboradores[editar | editar código-fonte]

A revista traz artigos de intelectuais como Túlio Vianna, Marcio Pochmann, Altamiro Borges, Idelber Avelar, Mouzar Benedito e Pedro Venceslau. A revista é editada por Renato Rovai e traz em seu conselho editorial líderes de movimentos da sociedade civil organizada como UNE, CUT, Intervozes, Ibase e Instituto Paulo Freire, além dos economistas Paul Singer, Pochmann e Luiz Gonzaga Belluzzo, do filósofo Renato Janine Ribeiro e do escritor Wladimir Pomar.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre meios de comunicação ou jornalismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.