Hesse-Renânia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Rheinhessen)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde setembro de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Rheinhessen Relief Karte.png

Hesse-Renânia (em alemão: Rheinhessen) é uma região no estado alemão de Renânia-Palatinado. O nome da região tem a sua origem no grão-ducado de Hesse do qual ela fez parte antes da Primeira Guerra Mundial e no Estado Popular de Hesse do qual ela fez parte antes da Segunda Guerra Mundial. Quando os novos estados foram criados depois da Segunda Guerra Mundial a parte do antigo Estado Popular de Hesse no lado esquerdo do Rio Reno foi integrada no estado de Renânia-Palatinado. A parte maior do antigo Estado Popular de Hesse, que ficava no lado direito do Rio Reno, formou o novo estado de Hesse, junto com as antigas províncias prussianas de Kurhessen e Nassau.

A maior cidade da região é Mogúncia, que é a capital do estado ao mesmo tempo. Outras cidades importantes são Worms, Bingen e Alzey. Hesse-Renânia é a maior região vinícola da Alemanha. Quase 20 % (263,3 km²) da superfície total da região são usados pela vinicultura.

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Hesse-Renânia