Riachão (compositor)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Riachão
Riachão cropped 1.jpg
Riachão em 2010, no 2º Encontro Afro-Latino.
Informação geral
Nome completo Clementino Rodrigues
Nascimento 14 de novembro de 1921 (93 anos)
País  Brasil
Gênero(s) Samba

Riachão (Salvador, 14 de Novembro de 1921) é um sambista do Brasil, um dos mais reconhecidos do país, ao lado de Nelson Sargento, Dona Ivone Lara e mais alguns outros da velha guarda.

História[editar | editar código-fonte]

Aos 9 anos já cantava nas serenatas, nos aniversários ou nas batucadas com os amigos do bairro. Batucava em latas de água onde tamborilava seus sambas. A primeira composição veio aos 12 anos, um samba sem título que dizia: "Eu sei que sou moleque, eu sei, conheço o meu proceder/ Deixe o dia raiar que a minha turma, ela é boa para batucar".[1]

Riachão teve várias das suas músicas interpretadas por cantores nacionais, uma das mais conhecidas foi "Vá Morar com o Diabo", cantada por Cássia Eller. Também é de sua autoria a famosa música "Cada Macaco no Seu Galho", escolhida por Caetano Veloso e Gilberto Gil para marcar seus retornos ao Brasil depois de exílio político durante o Regime militar no Brasil.[2]

Referências

  1. Carlos Rennó (11 de setembro de 2001). "Ensaio" apresenta Riachão comovente Folha de S.Paulo. Visitado em 14 de janeiro de 2014.
  2. Cultura traz "Ensaio" com o compositor Riachão Estadão -Caderno 2 (10 de setembro de 2001). Visitado em 14 de janeiro de 2014.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Riachão (compositor)