Ribot

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ribot
Ribot (GB).jpg
Nascimento 27 de fevereiro de 1952
English National Stud, Newmarket
Morte 17 de abril de 1972
Darby Dan Farm, Lexington , Kentucky
Nacionalidade inglesa Reino Unido
Parentesco pai: Tenerani Itália
mãe: Romanella Itália
avô materno: El Greco Itália

Ribot (English National Stud, Newmarket, 27 de fevereiro de 1952 - Darby Dan Farm, Lexington, Kentucky, 17 de abril de 1972), chamado o cavalo do século (XX). Não conheceu derrota nas pistas de corrida de galope onde competiu.

Foi um Puro Sangue Inglês (PSI) de pelo castanho, de criação de Federico Tesio, considerado o mago do crossbreeding, tendo elaborado , entre outros cruzamentos, o que gerou Nearco. Tesio , que foi senador na política italiana, costumava dar nome de artistas a seus animais. O nome Ribot foi dado por Tesio em homenagem a Théodule-Armand Ribot , que foi um pintor francês dos anos 800s, de grande relevância em sua época. Tesio, que assistira o sucesso de Nearco, mortreu antes da campanha de Ribot.

Iniciou sua atividade de reprodutor em 1957, tendo servido na Itália, Inglaterra e Estados Unidos para onde foi arrendado para Darby Dan Farm por 1,35 milhões de dólares. Em 1960 Ribot chegou em Nova Iorque e foi exibido em Belmont Park. O arrendamento inicial era por cinco anos, mas alegando o risco da viagem de retorno à Europa, pelo seu temperamento irascível ,Darby Dan negociou a permanencia de Ribot nos Estados Unidos até a sua morte. Gerou numerosos campeões como Molvedo e Prince Royal, vencedor do Grand Prix Arc de Trioumphe e ainda Ragusa, Ribero, Ribocco, Arts and Letters, Graustark, Alice Frey ed Epidendrum.

Está sepultado no cemitério equino Darby Dan, próximo a seus filhos Graustark e His Majesty . Sua figura está estampada em um selo de 26 cent. de euros emitido pelo correio de San Marino em 2003.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Edward L. Bowen . Legacies Of The Turf : A Century of Great Breeders. vol. 2 - 2004 - 304 páginas. Eclipse Press.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]