Rica Reinisch

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rica Reinisch
Rica Reinisch
Natação
Nome completo Rica Reinisch
Estilo 100 e 200m costas, 4x100m medley
Nascimento 6 de abril de 1965 (59 anos)
Seifhennersdorf, Alemanha
Nacionalidade  Alemanha
Compleição Peso: 66 kg • Altura: 1,78m

Rica Reinisch (Seifhennersdorf, 6 de abril de 1965) é uma nadadora alemã, ganhadora de três medalhas de ouro em Jogos Olímpicos.

Foi recordista mundial dos 100 metros costas entre 1980 e 1984, e dos 200 metros costas entre 1980 e 1982

Doping[editar | editar código-fonte]

Reinisch, como muitos dos atletas da Alemanha Oriental da época, foi dopada por seus treinadores sob instrução do Stasi. Os nadadores foram dopadas com Oral-Turinabol, um esteróide anabolizante derivado da testosterona.[1] Depois de sofrer graves dores de período e ovários aumentados, sua mãe a obrigou a se aposentar com a idade de dezesseis anos, logo após os Jogos Olímpicos de Moscou de 1980.

Após a queda do Muro de Berlim e a reintegração da Alemanha Oriental, os registros confirmaram o escândalo de doping. A esta altura, Reinisch tinha casado e já tinha sofrido dois abortos.[2] Como a maioria dos atletas da Alemanha Oriental, Reinisch foi compensada em um processo judicial que se seguiu sobre o assunto. Reinisch agora tem dois filhos, e mais tarde foi citado como tendo dito: "O pior é que eles tiraram de mim a possibilidade de nunca saber se eu poderia ter ganho as medalhas de ouro sem esteróides. Essa é a maior traição de todas".[3].

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]