Ricarda de Northeim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ricarda de Northeim

Ricarda de Northeim (em alemão: Richenza von Northeim; c. 1085 - 10 de junho de 1141) foi a consorte de Lotário III, duque da Saxônia, rei da Germânia e imperador do Sacro Império Romano-Germânico.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Ricarda era filha de Henrique de Northeim, e de Gertrudes de Meissen. Em 1100, ela foi casada com Lotário, duque da Saxônia. O casal teve uma única filha, que nasceu quinze anos depois de seu casamento:

Em 1125, Lotário foi eleito rei da Germânia e imperador do Sacro Império. Ela foi ativamente envolvida no governo do império e participava das assembleias imperiais. Em 1136-37, ela presidiu as audiências da corte. É mencionada como a última consors regni (consorte regente).

Foi herdeira de vastos territórios, e, após a morte de seu esposo, em 1137, foi essencial para a eleição de seu genro como duque da Saxônia. Quando este morreu, em 1139, ela e sua filha Gertrudes permaneceram no controle do ducado e conseguiram ter o filho de Gertrudes, Henrique, eleito duque, em 1142, e Gertrudes como regente em seu nome. Ricarda, porém, não viveu para ver a eleição do neto, tendo falecido no ano anterior.

Precedida por:
Matilde da Inglaterra
Imperatriz do Sacro Império Romano-Germânico
7 de junho de 1133 - 4 de dezembro de 1137
Sucedida por:
Beatriz da Borgonha
Precedida por:
Matilde da Inglaterra
Rainha da Germânia
24 de agosto de 1125 - 7 de dezembro de 1137
Sucedida por:
Gertrudes de Comburgo
Precedida por:
Sofia da Hungria
Duquesa consorte da Saxônia
1100 - 4 de dezembro de 1137
Sucedida por:
Gertrudes de Süpplingenburg

Ligações externas[editar | editar código-fonte]