Ricardo (prenome)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Ricardo é um prenome de origem germânica que combina os elementos ric (significando poder, domínio) e hard (duro, forte) e que, portanto, pode ser interpretado como forte comandante.

Foi levado ao Reino Unido pelos normandos. Indica um homem prático e decidido, ao qual todos procuram quanto precisam de orientação. Equilibrado e seguro, não se intimida ao lidar com pessoas de opniões divergentes à sua.

Muitos compreendem a tradução do nome simplesmente como senhor poderoso, levando à ideia de que seja alguém com poder físico, uma pessoa forte. Em verdade ric é a base para a palavra moderna rich (rico), que é mais relacionada a ter o domínio de algo importante, não necessariamente dinheiro, logo se leva à ideia de que quem tem o domínio de algo importante controla a situação.

E hard que é também compreendido como difícil, severo ou rigoroso, levando à ideia de ser alguém forte e duro, como o indicado anteriormente, mas também remete à ideia de algo sólido, seguro e firme, ou seja, o nome remete a alguém seguro de si e das circunstâncias e que detém aquilo que compreende ser importante para continuar no controle da situação.