Ricardo Montaner

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ricardo Montaner
Ricardo Montaner
Informação geral
Nome completo Hector Eduardo Reglero Montaner
Nascimento 8 de setembro de 1957 (66 anos)
Local de nascimento Valentín Alsina, Buenos Aires (província)
 Argentina
Nacionalidade  Argentina, Venezuela
Ocupação(ões) Compositor, Cantor
Período em atividade 1976 – atualmente

Ricardo Montaner (nascido como Hector Eduardo Reglero Montaner em 8 de setembro de 1957) é um cantor e compositor venezuelano.

Nascido na Argentina, Ricardo Montaner mudou-se para a Venezuela, onde se naturalizou, ainda na infância acompanhado de seus pais. Iniciando sua carreira no final dos anos 70, ele já lançou mais de 15 álbuns com vários singles de sucesso e mais de 22 milhões de unidades vendidas.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Héctor Ricardo Eduardo Reglero Montaner, nascido em 8 de setembro de 1957 em Buenos Aires, Argentina, é conhecido no mundo artístico como Ricardo Montaner. Desde jovem, mostrou inclinação pela música, inicialmente participando do coro de sua igreja e depois em agrupações locais com amigos, como Los Correcaminos e Scala, explorando gêneros de rock e pop.

Ao chegar à adolescência, Montaner compôs sua primeira canção, "Noches de primavera", inspirado em seu primeiro relacionamento amoroso com Ana Vaz, com quem posteriormente se casaria, tendo como fruto desta união seus dois filhos mais velhos, Alejandro Manuel e Héctor Eduardo, que também mostraram interesse pela música.

Em 1973, aos 16 anos, Montaner integrou-se como baterista a uma banda de rock de Maracaibo chamada Scala. No entanto, uma eventualidade durante uma apresentação, na qual o vocalista principal adoeceu, permitiu a Montaner ocupar o posto de cantor. Aos 17 anos, dentro desta agrupação, teve a oportunidade de conhecer o produtor musical ítalo-venezuelano Roberto Luti, que apreciou seu talento.

Com a ajuda de Luti e um grupo de amigos, decidiram que Montaner deveria adotar um nome artístico, optando por mudar seu nome de Héctor para Ricardo, e utilizando o sobrenome materno Montaner.

Nos anos seguintes, Montaner começou a explorar seu talento vocal em diversas celebrações familiares, interpretando baladas enquanto cursava estudos de jornalismo. Em 1974, participou do Festival Internacional da Canção de Trujillo no Peru, um evento que lhe permitiu compartilhar palco com vários artistas locais.

Montaner lembra com certo humor sua primeira gravação, mencionando que é um disco que conserva para compartilhar com amigos próximos. Esta experiência foi um ponto de inflexão que lhe permitiu entender que desejava dedicar-se à música de maneira profissional.

Roberto Luti desempenhou um papel importante nos primeiros passos de sua carreira, ajudando-o a gravar vários discos em formato de 45 rpm, sendo o primeiro gravado em 1976, com as músicas "Mares" e "Júrame" em seus lados A e B, respectivamente.

A primeira apresentação de uma música em público foi no Festival de Ancón no Peru, com a música "Murallas", onde obteve o quarto lugar. A partir daí, Montaner dedicou-se a aperfeiçoar sua técnica vocal e a participar de diversos eventos e festivais, o que lhe permitiu ganhar experiência e reconhecimento gradual no meio musical. Esta fase inicial foi essencial para estabelecer as bases do que mais tarde seria uma carreira musical estendida.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ano Título
1978 Mares
1983 Cada día
1986 Ricardo Montaner
1988 Ricardo Montaner 2
1989 Un toque de misterio
1991 En el último lugar del mundo
1992 Los hijos del sol
1994 Una mañana y un camino
1995 Viene del alma
1997 Es así
1999 Con la London Metropolitan Orchestra
2001 Sueño repetido
2002 Suma
2003 Para meus amigos
2003 Prohibido olvidar
2004 Ricardo Montaner con la London Metropolitan Orchestra, Vol. 2
2005 Todo y nada
2007 Las mejores canciones del mundo
2007 Las mejores canciones del mundo II - Y algunas mías...
2009 Las cosas son como son
2012 Viajero frecuente

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um cantor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.