Ricardo de Gloucester

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Príncipe Ricardo
Duque de Gloucester
Cônjuge Brigitte Henriksen van Deurs
Descendência
Lorde Alexandre Windsor, Conde de Ulster
Lady Davina Lewis
Lady Rose Gilman
Nome completo
Ricardo Alexandre Walter Jorge
Casa Windsor
Pai Príncipe Henry, Duque de Gloucester
Mãe Alice Montagu Douglas Scott
Nascimento 26 de Agosto de 1944 (69 anos)
Hertfordshire, Inglaterra

Ricardo, Duque de Gloucester (Richard Alexander Walter George; nascido em 26 de agosto de 1944) é um membro da família real britânica e neto de Jorge V. Desde a morte de seu pai, em 1974, ele possui o título de Duque de Gloucester. Atualmente, ele é o 21° na linha de sucessão ao trono britânico. Ricardo é casado com Birgitte van Deurs, a Duquesa de Gloucester, e têm três filhos: Alexander Windsor, Conde de Ulster, Lady Davina Lewis e Lady Rose Windsor.

O Duque de Gloucester executa deveres reais em honra de sua prima, a rainha Rainha Isabel II.

Nascimento e batismo[editar | editar código-fonte]

O príncipe Ricardo nasceu em 26 de agosto de 1944 em Hadley House, em Hertfordshire. Seu pai era o príncipe Henrique, duque de Gloucester, filho do rei Jorge V e da rainha Maria. Sua mãe foi a princesa Alice (Lady Alice Montagu-Douglas-Scott do née), uma filha do duque de Buccleuch.

O príncipe Ricardo foi batizado na capela privada do castelo de Windsor, em 20 de outubro de 1944, pelo Lord Lang de Lambeth e seus padrinhos foram: Lady Elizabeth Bowes-Lyon, princesa Alice, Condessa de Athlone, o duque de Buccleuch, Marquess de Cambridge, a princesa Marie Louise de Schleswig-Holstein, Lady Sybil Phipps e Lord Harold Alexander. Por causa da guerra, os jornais não identificaram a posição real do batismo, e foi dito, preferivelmente, que ocorreu numa "capela privada do país".

Como um neto do monarca britânico na linha masculina, recebeu o tratamento de Sua Alteza Real, o príncipe Ricardo de Gloucester. Na altura do seu nascimento, era quinto na linha de sucessão ao trono, e segundo na linha de sucessão ao Ducado de Gloucester, atrás do seu irmão, o príncipe William de Gloucester. Quando tinha quatro meses, o príncipe Ricardo acompanhou seus pais à Austrália, onde seu pai foi governador-geral de 1945 a 1947. A família voltou ao solar de Barnwell em 1947.

Casamento[editar | editar código-fonte]

Em 8 de julho de 1972, o príncipe Ricardo casou com a dinamarquesa Birgitte van Deurs, filha de Asger Henriksen e de Vivian van Deurs, na Igreja de St. Andrew, Barnwell, em Northamptonshire. Tiveram três filhos:

Os três filhos do duque de Gloucester não realizam deveres reais, e nem possuem títulos reais. Porem eles estão em 21°, 22ª e 23ª na linha de sucessão ao trono britânico.

Herança real[editar | editar código-fonte]

Família real britânica
Casa de Windsor
Badge of the House of Windsor.svg

SM a Rainha
SAR o Duque de Edimburgo


Brasão de Armas Duque de Gloucester.

Por causa da morte do príncipe Henrique, seu pai, e do seu irmão, o príncipe Guilherme de Gloucester, em 10 de junho de 1974, o príncipe Ricardo sucedeu ao Ducado de Gloucester, ao Condado de Ulster e ao Baronato Culloden. O duque e a duquesa de Gloucester fazem muitas aparições públicas e são membros populares da família real. O duque é particular interessado na arquitetura e na conservação; transformou-se um membro incorporado do Instituto Real dos Arquitetos Britânicos (RIBA) em 1972, e como comissário da Comissão dos Edifícios Históricos e dos Monumentos da Inglaterra (herança inglesa).

Precedido por
Arthur Chatto
Linha de sucessão ao trono britânico
20º
Sucedido por
Alexandre Windsor, Conde de Ulster
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.