Richard Avenarius

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Retrato de Richard Avenarius

Richard Heinrich Ludwig Avenarius (Paris, 19 de Novembro de 1843Zurique, 18 de Agosto de 1896) foi um filósofo alemão.

Estudou na Universidade de Leipzig, onde passou a lecionar filosofia. Em seguida foi indicado para lecionar na Universidade de Zurique, onde permaneceu até sua morte.

Avenarius foi o fundador do criticismo empírico, teoria segundo a qual a tarefa do filósofo é desenvolver um conceito natural do mundo baseado na experiência pura. Para conseguir isso, seria necessário restringir o pensamento aos dados fornecidos exclusivamente pela percepção, eliminando o ato de conhecimento de qualquer fator metafísico. O que leva ao metafísico é a introjeção, atribuição ao externo de representações internas. Para evitar essa determinação do real, seria necessário situar-se em um campo anterior a essa projeção, ou seja, no terreno da experiência pura.

O filósofo chegou a solução deste problema através de uma análise crítica da experiência e de um enfoque biológico do conhecimento humano. Segundo esse ponto de vista biológico, todo processo de conhecimento é uma função vital e somente assim pode ser entendido.

Avenarius interessou-se pela relação de dependência entre os indivíduos e seu meio-ambiente, descrevendo-a através de uma teoria original.

Entre suas obras, destacam-se:

  • Filosofia com o pensamento do mundo de acordo com o princípio da menor quantidade de energia, (1876);
  • Crítica da experiência pura (Kritik der reinen Erfahrung), (1890).
Portal A Wikipédia possui o:
Portal de Filosofia
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.