Richard Hell

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Richard Hell
Richard Hell 3 by David Shankbone.jpg
Richard Hell em 2008
Informação geral
Nome completo Richard Lester Meyers
Também conhecido(a) como Richard Hell
Nascimento 2 de outubro de 1949 (65 anos)
Origem Lexington,Kentucky
País  Estados Unidos
Gênero(s) Rock,Punk
Instrumento(s) baixo,vocal
Período em atividade 1973 - atualmente
Outras ocupações músico, compositor, escritor
Gravadora(s) Sire
Warner Bros
Red Star records
Matador
Rhino
Afiliação(ões) Richard Hell and The Voidoids
Television
Neon Boys
The Heartbreakers
Dim Stars
Página oficial RichardHell.com

Richard Hell (nome de nascimento: Richard Meyers) é um cantor, escritor e compositor norte-americano. Foi baixista da banda pré-punk Television entre 1973 e 1975.

Hell é freqüentemente considerado o primeiro artista a exibir uma postura realmente punk, que seria imitada e usada como inspiração até hoje. Nasceu em 2 de outubro de 1949 no Kentucky, Estados Unidos.

História[editar | editar código-fonte]

Richard Hell gostava de ser original, de inventar moda e estilos. Criou parte da moda punk usando cabelos espetados, roupas rasgadas e com rebites. Conviveu com Malcolm McLaren (produtor musical de New York Dolls, Sex Pistols e outras bandas punks), Malcolm passou sua experiência de moda punk juntando o visual de New York Dolls e Richard Hell nos Sex Pistols.

Sua primeira banda foi o Television, formada por Richard e seus amigos de estudo. Quando largaram o colégio e foram para Nova York, o Television se apresentava no CBGB, onde inspirou vários jovens artistas ao visual e modo de vida punk.

Richard Hell saiu do Television após uma disputa motivada pelo desejo de escrever as letras com Verlaine e pela liderança no grupo. Richard circulou então por New York desfilando com uma baby look com estampa escrita: "Kill Me, Please", a qual inspirou o titulo do livro Please Kill Me, que contém entrevistas com pessoas da cena punk conhecida como punk 77.

Em 1975 Richard Hell (baixista e compositor) formou o Johnny Thunders & The Heartbreakers, tendo Johnny Thunders na guitarra e vocal e Jerry Nolan na bateria. Mas saiu da banda talvez pelo mesmo motivo que saiu do Television: excesso de criatividade.

Após sair do The Heartbreakers e ser substituido por Billy Rath, formou a banda The Voidoids sendo: Richard Hell (baixo e vocal), Robert Quine (guitarra), Marc Bell (bateria), Ivan Julian (guitarra). Curiosamente, Marc Bell mais tarde assumiria as baquetas do Ramones como o pseudônimo Marky Ramone.

Richard usava heroína e estava sempre metido com drogas. Mas no aspecto criatividade, chegava a ser nostálgico em suas letras, tendo como característica o humor negro juvenil ao escrever. Um exemplo disso é o titulo daquela que é considerada a sua melhor canção: "Blank Generation" e que se tornou o titulo do primeiro álbum com os Voidoids.

Atualmente Richard voltou a escrever e publicou uma auto-briografia disfarçada chamada Go Now in 1996 e lançou uma coleção de pequenos poemas e pinturas chamada Hot and Cold in 2001.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Richard Hell & the Voidoids[editar | editar código-fonte]

  • Blank Generation (Setembro de 1977)
  • Destiny Street (Maio de 1982)

Solo[editar | editar código-fonte]

  • R.I.P. (Dezembro de 1984)
  • Funhunt (Abril de 1990)

Dim Stars[editar | editar código-fonte]

  • Dim Stars (Junho de 1992)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]