Richard Kruspe-Bernstein

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.


Richard Zven Kruspe
Richard Zven Kruspe.jpg
Kruspe em 2010
Informação geral
Nome completo Richard Zven Kruspe
Nascimento 24 de Junho de 1967 (46 anos)
Origem Wittenburg
País  Alemanha Oriental
Gênero(s) Metal industrial
Instrumento(s) Guitarra, baixo, vocais, teclado
Modelos de instrumentos ESP KH-2 - RZK signature series, RZK II e RZK finish burnt
Período em atividade 1991-Presente
Afiliação(ões) Rammstein, Emigrate, Orgasm Death Gimmick, First Arsch
Página oficial rammstein.de

Richard Z. Kruspe (Wittenburg, 24 de junho de 1967) é um guitarrista alemão, atual guitarrista da banda Rammstein. Mede 1,80m, o seu cabelo é castanho, os olhos azuis, tem sobrancelhas desobstruídas e muito baixas.

Em 10 de Outubro de 1989, antes da queda do Muro de Berlim, ele foi andando até o metrô, e quando estava perto, ele encontrou-se no meio de uma manifestação política. Ele foi atingido na cabeça e preso apenas por estar ali, e jogado na prisão por seis dias. Uma vez fora da prisão, ele decidiu deixar a Alemanha Oriental. Naqueles dias, não podia deixar a Alemanha Oriental, por isso ele entrou na Alemanha Ocidental através da Checoslováquia. Quando o muro caiu, ele voltou para a Alemanha Oriental.

Richard tem duas irmãs mais velhas. Os seus pais são divorciados e sua mãe voltou a casar, tendo Richard convivido com o padrasto. Quando era mais jovem foi lutador de Luta Greco-Romana e chegou a ser campeão da Alemanha Oriental. Seu verdadeiro nome é Zven, nome de batismo, mas mudou para Richard. É divorciado do primeiro casamento, tendo casado novamente com a atriz Caron Bernstein, a 29 de Outubro de 1999 e adotado o último nome de sua mulher, "Bernstein". Em 2004, Caron e Richard se separam e ele retirou o nome "Bernstein". Tem uma filha, Khira Li Lindemann, fruto da relação de Richard com a ex-mulher de Till Valcorte Lindemann, nascida no dia 28 de fevereiro de 1991 e um filho chamado Merlin Besson de um outro relacionamento, nascido no dia 10 de dezembro de 1992. A sua filha aparece no concerto Live Aus Berlin.

Trabalhou de caixa e como empregado de cozinha. É um dos fundadores da banda Rammstein, ao lado de Christoph Schneider, tocando guitarra. O seu primeiro grupo chamava Orgasm Death Gimmick. Gosta de bandas como AC/DC e Black Sabbath. Fala inglês, língua que aprendeu ao ler revistas. A letra da música "Engel" foi escrita por ele. Tem um projeto paralelo chamado Emigrate, com um disco lançado.