Richard Norman Shaw

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Richard Norman Shaw
Richard Norman Shaw
Nascimento 7 de maio de 1831
Edimburgo
Morte 17 de novembro de 1912 (81 anos)
Londres
Cidadania Escócia
Alma mater
Ocupação arquiteto
Obras destacadas Woodland House

Richard Norman Shaw (7 de Maio de 183117 de Novembro de 1912), foi um arquitecto britânico que trabalhou entre 1870 e 1900 na projecção de edifícios estatais, comerciais e privados um pouco por toda a Grã-Bretanha.

História[editar | editar código-fonte]

Shaw nasceu em Edimburgo e começou a sua carreira sendo protegido de William Burn. Enquanto esteve em Londres frequentou a Academia Real Inglesa e nestes anos de estudo conheceu William Eden Nesfield, com o qual teve uma breve parceria. De 1854 a 1856 viajou por diversos lugares graças à Academia Real Inglesa, tempo no qual desenvolveu vários esboços arquitectónicos. Em 1863, após 16 anos de estudo, começou a trabalhar para vários artistas, entre eles John Callcott Horsley e George Henry Boughton, e para o empresário industrial Lord Armstrong.

Desenhou grandes casas e vários edifícios comerciais, cada um deles com o um estilo próprio.

Em 1877 Shaw ingressou nas fileiras da Academia Real Inglesa, e juntamente com Sir Thomas Jackson co-editou a colecção de ensaios de 1892 "Arquitectura, uma profissão ou uma arte?". [1]

Richard Shaw acreditava veemente que era uma arte. Anos mais tarde, Shaw começou a trabalhar com o estilo clássico mais pesado que caracterizava o estilo clássico eduardiano da início do século XX.

Shaw morreu em Londres, cidade onde desenhou inúmeros edifícios em áreas como Pont Street, e edifícios públicos, sendo um dos mais famosos o New Scotland Yard.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Richard Norman Shaw, editor: Architecture: A profession or an art: thirteen short essays on the qualifications and training of architects, London, Murray, 1892. Contributors include: R. Norman Shaw, J.T. Micklethwaite, Reginald Blomfield, G.F. Bodley, Mervyn Macartney, Ernest Newton, Edward S. Prior, John R. Clayton, Basil Champneys, W.R. Lethaby, W.B. Richmond, Gerald Horsley and T.G. Jackson.