Richard Spruce

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Richard Spruce

Richard Spruce (Ganthorpe, Yorkshire, 10 de setembro de 1817Castle Howard, Yorkshire, 28 de dezembro de 1893) foi um médico e naturalista britânico.

Nasceu em Ganthorpe, uma pequena aldeia perto do parque e da mansão do Castelo Howard, em Yorkshire. Ele viveu por alguns anos em Welburn, ao sul, antes de ir à América do Sul. Após seu retorno, ele passou os últimos 17 anos de sua vida nas proximidades Coneysthorpe.

Spruce foi um dos grandes exploradores da Inglaterra vitoriana, gastou cerca de 15 anos a explorar a Amazônia, descendo o rio dos Andes até a foz. As plantas e os objetos recolhidos, a maioria no Brasil, estão hoje no Royal Botanic Gardens - Kew em Londres e no Trinity College de Dublin.

Uma viagem de coleta nos Pirineus em 1845-6. e a viagem ao Amazonas em 1849, foram os seus pricipais trabalhos. Nessa última acompanhou Alfred Russel Wallace e Henry Walter Bates e reuniu mais de 30.000 espécimes vegetais da Amazônia e dos Andes, entre as espécies novas descritas e classificadas por ele estava a Banisteria caapi da família das Malpighiaceae.

Quanto a essa espécie não só procededeu a sua descrição botânica como também sua utilização ritual (Dabocuri) pelos índios do Rio Uapés segundo ele os nomes indígenas dessa espécie são Caapi no Brasil e venezuela, Cadaná entre os índios Tukano do Uapés e Aia-huasca (isso é cipó do homem morto) no Equador. (Spruce, 1852, apud:Hoene) [1]

Em 1864, Spruce foi premiado com o título de PhD pela Germanicae Academiae Naturae Curiosum e em 1866 foi eleito membro da Royal Geographical Society.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikipedia-pt-hist-cien-logo.png Portal de história da ciência. Os artigos sobre história da ciência, tecnologia e medicina.

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. Hoene, F. C. Plantas tóxicas e medicinais.SP, Graphicars - Depto de Botânica do Estado de São Paulo, 1939 p.162



Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.