Richard Westfall

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Richard Westfall
Biografia, história da ciência
Nacionalidade Estados Unidos Estadunidense
Nascimento 22 de abril de 1924
Local Fort Collins, Colorado
Morte 21 de agosto de 1996 (72 anos)
Local Bloomington (Indiana)
Atividade
Campo(s) Biografia, história da ciência
Instituições Instituto de Tecnologia da Califórnia, Universidade de Iowa, Grinnell College, Universidade de Indiana
Alma mater Universidade Yale
Tese Science and Religion in Seventeenth Century England

Richard S. Westfall (Fort Collins, 22 de abril de 1924Bloomington (Indiana), 21 de agosto de 1996) foi um biógrafo e historiador da ciência estadunidense.

É mais conhecido por sua biografia de Isaac Newton e por sua obra sobre a revolução científica do século XVII.

Vida[editar | editar código-fonte]

Nascido em Fort Collins, Colorado, Westfall concluiu o ensino médio em 1942 e matriculou-se na Universidade Yale, interrompendo os estudos durante dois anos em serviço na Segunda Guerra Mundial, retornando à universidade e graduando-se como Bachelor of Arts (B.A.) em 1948. Em seguida obteve o mestrado (M.A.) e o doutorado (Ph.D.), ambos também em Yale, com a tese Science and Religion in Seventeenth Century England. Esta obra é a origem de seu interesse ininterrupto pela história da ciência e sua relação com a religião.

Westfall foi professor de história em diversas universidades durante as décadas de 1950 e 1960: Instituto de Tecnologia da Califórnia (1952–1953), Universidade de Iowa (1953–1957) e Grinnell College (1957–1963). Começou a lecionar na Universidade de Indiana em 1963, galgando todos os postos da faculdade até aposentar-se em 1989 como Distinguished Professor Emeritus. Faleceu em 1996 com 72 anos de idade.

Obras[editar | editar código-fonte]

Em 1980 Westfall publicou uma biografia de Isaac Newton, Never at Rest, aclamada como "a" biografia definitiva de Newton. Westfall considerava Newton impulsivo, neurótico e frequentemente vingativo e mau humorado. Apesar destes defeitos, Westfall classificou Newton como o homem mais importante na história da civilização da Europa Ocidental. Em 1993 Westfall publicou uma versão condensada e simplificada da biografia de Newton, The Life of Isaac Newton, em português A Vida de Isaac Newton.

Westfall publicou outros livros sobre a história da ciência, incluindo:

  • The Construction of Modern Science: Mechanism and Mechanics, 1971
  • Force in Newton's Physics: the Science of Dynamics in the Seventeenth Century, 1971
  • Essays on the Trial of Galileo, 1989.

No ocaso de sua vida construiu um banco de dados com informações sobre a vida e carreira de mais de 600 cientistas do início da era moderna, o seu Catalog of the Scientific Community in the 16th and 17th Centuries, que disponibilizou para outros pesquisadores.

Reconhecimento e condecorações[editar | editar código-fonte]

Westfall recebeu diversos prêmios, sendo notáveis sua eleição como membro da Academia de Artes e Ciências dos Estados Unidos e da Royal Society of Literature, e a Medalha George Sarton da History of Science Society.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Religion, Science, and Worldview : Essays in Honor of Richard S. Westfall, edited by Margaret J. Osler and Paul Lawrence Farber, Cambridge University Press 1985 ISBN 0-521-30452-0

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um historiador é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.