Ricimero

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Monogramma de Ricimero em uma moeda cunhada por Líbio Severo, um dos "imperadores-fantoches" colocados no trono por Ricimero.

Flávio Ricimero (405472) foi um general romano de origem visigoda que liderou parte do exército romano e efetivamente controlou parte do Império Romano do Ocidente.

Era filho de um príncipe dos suevos e da filha de Vália, rei dos visigodos. Cristão ariano, pertencia à nobreza visigoda, mas percebendo que não teria uma carreira promissora, preferiu servir ao exércíto romano e teve sucesso em batalhas comandando tropas, muito por sua habilidade já que o exército tinha perdido a disciplina militar que teve nos tempos de glória do passado. Ricimero obteve vitórias defendendo territórios contra os bárbaros vândalos vindos de Cartago que invadiram a Sicília buscando saques. Durante o século V, era comum a presença de bárbaros no exército romano, inclusive em posições de comando.

Com seu poder crescente, destituiu o imperador romano Ávito, que na época já não tinha o mesmo poder de seus antecessores e posteriormente o assassinou. O general Ricimero não assumiu o império, mas preferiu indicar um romano para assumir o trono e nomeou Majoriano como novo imperador, para poder controlá-lo. Posteriormente também foi responsável por sua morte e pela nomeação do imperador que o sucedeu (Líbio Severo).

Morte[editar | editar código-fonte]

Ricimero "reinou" até sua morte. Seis semanas depois de ter deposto Antémio, Ricimero morreu de hemorragia em 18 de agosto de 472. Seu título de Patrício e a posição como Comandante Supremo foram assumidas por seu sobrinho Gundebaldo.

Sem uma figura poderosa para guiá-lo, o Império Romano do Ocidente experimentou uma sucessão ainda mais rápida de imperadores, nenhum dos quais foi capaz de efetivamente consolidar o poder.

Nota[editar | editar código-fonte]

  • History Channel, Série - Roma Ascensão e Queda do Império Romano, programa exibido em 2009. O episódio sobre Ricimero tem o sugestivo título de "O Mestre dos Fantoches"[1]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um historiador é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.