Ricinoleato de sódio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Dezembro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

O ricinoleato de sódio é o sal de sódio do ácido ricinoleico.

É um composto químico que possui fórmula C17H32OHCOONa, N° CAS: 5323-95-5, apresenta-se como um líquido viscoso cor amarelo âmbar, de densidade a 20ºC g/cm³ de 1,025 a 1,035, com odor característico, de pH (em solução aquosa a 10%) 10,0 a 11,0, apresentando solubilidade em água e álcool.

É obtido pela reação do ácido ricinoleico com o hidróxido de sódio, quando puríssimo, ou da reação do óleo de mamona com o hidróxido de sódio ou o carbonato de sódio, com uso do etanol como catalisador, por reação de saponificação, com posterior separação da glicerina formada, quando é necessário em grau técnico de pureza, como matéria prima para suas aplicações em formulações diversas.

É um produto químico amplamente utilizado na fabricação de desinfetantes domésticos e industriais, especialmente como emulsionante e surfactante para formulações que contenham óleo essencial de pinho. Agente ativo em sabões transparentes. Na produção de ricinoleatos metálicos atua como agente estabilizador para polioximetilenos.

Ver também[editar | editar código-fonte]


Under construction icon-yellow.svg
Este artigo carece de caixa informativa.