Rick Allen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rick Allen
RickAllen.JPG
Informação geral
Nome completo Richard John Cyril Allen
Nascimento 1 de Novembro de 1963 (50 anos)
Dronfield, Inglaterra
 Reino Unido
Gênero(s) Hard rock
Instrumento(s) Bateria
Período em atividade 1978 - hoje
Afiliação(ões) Def Leppard

Richard John Cyril Allen (Dronfield, 1º de novembro de 1963), mais conhecido como Rick Allen, é baterista inglês, membro da banda de Rock britânica Def Leppard.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Origens[editar | editar código-fonte]

Baterista que iniciou sua carreira profissional muito jovem, com apenas 15 anos de idade. Em 1978, entra para o Def Leppard substituindo Frank Noon. Nesse mesmo ano Allen e a banda lançam o mini-LP Def Leppard. Aos 16 anos abandona definitivamente a escola tornando-se baterista em tempo integral. Allen tinha como característica apresentar-se nos shows sem camisa, calçando tênis sem meias, vestindo luvas pretas e usando um calção que reproduzia a bandeira da Grã-Bretanha. Essa imagem o tornou famoso no mundo inteiro.

Primeiros discos e consagração[editar | editar código-fonte]

Em 1980, faz sua estréia oficial em disco com sua banda no disco On Through the Night. Seguiram-se os álbuns High and Dry, muito elogiado, e Pyromania, um enorme sucesso. Allen foi particularmente muito elogiado pela crítica especializada por sua técnica, considerada esplêndida, chegando a ser comparado aos grandes bateristas do rock tais como Keith Moon e John Bonham.

Tragédia[editar | editar código-fonte]

Em 31 de dezembro de 1984, ao ir para uma festa de ano novo na casa de sua família em Sheffield, Inglaterra, Allen, então com 21 anos, dirigia seu Corvette quando foi ultrapassado por um Alfa Romeo. O motorista desafiou Allen e não o deixou passar. Em sua corrida para tentar ultrapassá-lo, Allen não viu uma curva à frente e perdeu o controle de seu carro, que caiu por um paredão de pedra em um campo. Ele foi arremessado para fora do carro, tendo seu braço esquerdo arrancado por causa do cinto de segurança que estava mal-colocado. O carro ficou de cabeça para baixo, com sua namorada Miriam Barendsen presa em seu assento. Ela não se feriu gravemente, e encontrou Allen caído no campo. Eles foram ajudados por uma enfermeira que passava pelo local, e foram levados a um hospital. Inicialmente, os médicos reimplantaram o braço de Allen, mas por causa das infecções, ele teve de ser removido novamente. Ele deixou o hospital três semanas e meia depois, com uma recuperação estimada em pelo menos seis meses.

O acidente cancelou todos os seus compromissos profissionais — e também os do grupo — por quatro anos. Entre esses compromissos estavam as apresentações no Rock in Rio, no começo de 1985.

A volta[editar | editar código-fonte]

Allen e o Def Leppard só retornariam às paradas com o álbum Hysteria, em 1988. Allen muda sua característica: usa camiseta, jeans, sem luvas e toca descalço. Para suas apresentações usa uma bateria feita especialmente para ele e cujos controles de ritmo estão todos nos pés, tocando apenas com o seu único braço[1] . Seguem-se os álbuns Adrenalize (1992), Retro-Active (1993), Vault: Def Leppard's Greatest Hits (1995), Slang (1996), Euphoria (1999), X (2002), Best Of Def Leppard (2004), Rock of Ages: The Definitive Collection (2005), Yeah! (2006), Songs from the Sparkle Lounge (2008) e Mirrorball (2011). Allen vem se apresentando regularmente com o Def Leppard sempre com muito sucesso.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Com o Def Leppard

Notas[editar | editar código-fonte]

  • Segundo diz o site oficial do Def Leppard, o companheiro de banda de Allen, Joe Elliot, afirma que "Rick é um melhor baterista agora do que quando tinha dois braços".
  • Allen fundou junto com sua esposa, Lauren Monroe, uma ONG chamada The Raven Drum Foundation para auxiliar pessoas com deficiência física.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Def Leppard.com Rick Allen
Ícone de esboço Este artigo sobre um baterista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.