Rick Savage

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rick Savage
Rick Savage
Savage em concerto do Def Leppard em Bucareste em 2008
Informação geral
Nome completo Richard Savage
Também conhecido(a) como Sav
Nascimento 2 de dezembro de 1960 (63 anos)
Local de nascimento Sheffield, South Yorkshire, Inglaterra
Reino Unido
Gênero(s) Hard rock, heavy metal, glam metal
Ocupação(ões) Músico
Instrumento(s) Baixo
Período em atividade 1977-presente
Outras ocupações Compositor
Afiliação(ões) Def Leppard, Atomic Mass

Richard Savage (Sheffield, 2 de dezembro de 1960), mais conhecido pelo nome artístico Rick Savage, é um músico britânico. Ele é o baixista e um dos membros fundadores da banda de rock Def Leppard.[1] Ele é chamado de "Sav" para evitar confusão entre ele e o outro "Rick" da banda, o baterista Rick Allen. Ele e o vocalista, Joe Elliott, são os únicos restantes membros originais da banda. Os dois, além de Allen, também são os únicos membros da banda que tocaram em todos os álbuns.[2]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Rick foi educado na escola secundária Tapton em Sheffield. Em sua juventude, ele aprendeu a tocar guitarra junto com seu irmão mais velho. Eles tocaram músicas como "Maggie May", de Rod Stewart e "American Pie", de Don McLean. Savage também seguiu a carreira como jogador de futebol profissional com o Sheffield United, apesar de sua devoção aos rivais do Sheffield Wednesday. Savage finalmente escolheu a música e formou uma banda com alguns colegas, incluindo Tony Kenning e, eventualmente, Pete Willis. Como Atomic Mass, eles tocaram músicas do Queen, Slade, Deep Purple, Jimi Hendrix, e outros covers populares da época.

Em um ponto, eles decidiram que Willis era o melhor guitarrista de modo Savage pegou o baixo. Precisando de um cantor, a banda fez um teste com um conhecido de Pete, Joe Elliott. Eles posteriormente acrescentaram ao grupo o guitarrista Steve Clark e mudaram seu nome para Def Leppard.

Savage contraiu Paralisia de Bell por volta de 1994. Isso fez com que os músculos faciais ficassem enfraquecidos e se tornassem parcialmente paralisados. Ele se recuperou, mas os efeitos da doença ainda são visíveis, especialmente quando ele está cansado.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Com Def Leppard[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Rick Savage». Discogs.com. Consultado em 18 de abril de 2017 
  2. Rick Savage - IMDb

Ligações externas[editar | editar código-fonte]