Rick Springfield

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde julho de 2010).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.
Rick Springfield
Informação geral
Nome completo Richard Lewis Springthorpe
Nascimento 23 de Agosto de 1949 (65 anos)
Origem New South Wales
País  Austrália
Nacionalidade Australiano
Gênero(s) Rock
Power pop
Hard rock
Ocupação(ões) Músico
Cantautor
Produtor musical
Ator
Instrumento(s) Vocal
Guitarra
Teclado
Banjo
Período em atividade 1962 - atualmente
Gravadora(s) Sparmac Records
RCA Records
Gomer Records
Afiliação(ões) Zoot
Página oficial Site Oficial

Rick Springfield, nascido Richard Lewis Springthorpe (Sydney, 23 de agosto de 1949) é um compositor, cantor e ator australiano.

Sua carreira começou na Austrália e, depois de um trabalho significativo ao longo dos anos 1970, mudou-se para os Estados Unidos onde desenvolveu uma nova fase musical e carreira como ator na televisão e no cinema.

Sua canção mais famosa é Jessie's Girl, de 1981, que ganhou um prêmio Grammy e chegou ao primeiro lugar da parada americana dentro do disco "Working Class Dog". Mais tarde, com o álbum seguinte, a música Don´t talk to strangers chegaria ao segundo lugar nos Estados Unidos.

No Brasil ele se tornou inicialmente conhecido através de sua versão animada, um dos protagonistas do desenho animado Missão Mágica. Depois, pela participação como um dos protagonistas da série de TV General Hospital e por várias aparições como convidado em outras séries, entre elas, "Californication", na 3ª temporada, transmitida nos EUA pelo canal "Showtime". Nesta série, interpretou a si mesmo, como uma lenda pop excêntrica, que na meia idade ainda faz bastante sexo e usa drogas.

Outros álbuns seus também obtiveram grande vendagem, principalmente durante os anos 1980, como "Living in Oz", "Tao" e "Rock of Life". Depois de alguns anos sem gravar e lançando um disco de covers, recentemente voltou a produzir material novo com os álbuns "Shock/Denial/Anger/Acceptance" (2004) e "Venus in Overdrive" (2008). Obteve 17 músicas no Top 40 Hits, sendo 5 delas na lista do Top 10. Ainda estrelou o filme "Hard to Hold" e participou de inúmeros outros.

Na videografia, destacam-se os shows disponíveis em dvd: Live and Kicking (1982), The Beat of the Live Drum (1985) e Live in Rockford (2007). Em 2010 lançou sua biografia oficial com o livro: "Late, Late at Night".

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um cantor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.