Rickenbacker

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Fevereiro de 2008).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Rickenbacker International Corporation
Logorick.png
Tipo Empresa privada
Fundação 1931
Fundador(es) Adolph Rickenbacker
Sede Santa Ana, Califórnia, USA
Página oficial www.www.rickenbacker.com.com

Rickenbacker International Corporation, também conhecida como Rickenbacker é uma fabricante de Instrumentos Musicais, principalmente guitarras e baixos. Fundada em 1931 por Adolph Rickenbacker e George D. Beauchamp, originalmente produzia guitarras havaianas, apelidadas de "frying pans" por causa de seu formato. Embora tenha começado a produzir guitarras na década de 1950, apenas começou a ter sucesso quando a banda The Beatles surgiu para o grande público no início dos anos 1960.

Popularização[editar | editar código-fonte]

Quando o integrante, líder e guitarrista rítmico da banda, John Lennon usava uma Rickenbacker 325C58, John as usava desde os anos 1950. Em 1964, George Harrison, também dos Beatles, ganhou de presente uma edição limitada do diretor da empresa. Era uma Rickenbacker 360/12C63 de 12 cordas. John também foi presenteado com uma Rick 325C63. A Rickenbacker fabricou apenas 25 unidades deste modelo, sendo a de Harrison a de n° 2. Usada por George em praticamente todo álbum "A Hard Day's Night", tornou-se ainda mais conhecida por outras bandas da época, como The Byrds e The Who. Outro integrante dos Beatles, o baixista Paul McCartney, tinha um baixo Rick 4001, originalmente do modelo fireglo, depois pintado com cores psicodélicas e por fim com a pintura raspada. Ele usou o baixo quase que unicamente no seu período com os Wings. Outro famoso baixista que ajudou a tornar os baixos da Rickenbacker, ou simplesmente RK (ou Rick), conhecidos mundialmente foi Lemmy Kilmister, então baixista da banda de rock'n'roll Hawkwind, posteriormente, ele fundou o power trio Motorhead, em atividade até no dias atuais. Lemmy tem preferência em usá-lo em seu formato Stéreo,(os RK possuem duas saídas mono, que também trabalham em stéreo, conforme ele é ligado ) e preferencialmente distorcido, pois a elétrica dos RK favorece este efeito.

Modelos[editar | editar código-fonte]

Sempre com modelos diferentes e inovadores das tradicionais Les Paul, Stratocaster e Telecaster, as guitarras Rickenbacker tornaram-se símbolo do Britsh Pop dos anos 1960.

A Rickenbacker é concorrente da Gibson, da Grestch e da Fender, que, junto com à Rick, possuem grande nome na história da música.

O Rickenbacker são instrumentos muito bem valorizados no mundo todo, famoso por seus baixos 4003 e 4001 (muito usado por Geddy Lee, Mike Rutherford e Chris Squire e muitos outros músicos famosos). O baixo Rickenbacker foi o primeiro baixo stereo, possui duas saídas de audio que podem ser plugados em diferentes amplificadores e fazer várias combinações.

As guitarras por sua vez são na maioria semi acústicas, e alguns modelos de 12 cordas com sistema de tarraxas muito diferentes, que fica dificil dizer que são 12 cordas vista de longe.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]