Rickrolling

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Rickroll é um fenômeno da Internet[1] [2] que envolve o videoclipe da música Never Gonna Give You Up de 1987 de Rick Astley. O meme é uma pegadinha: uma pessoa fornece um link que ela diz ser relevante quanto ao tópico em questão, mas o link leva o usuário para o vídeo de Rick Astley[3] . Quando uma pessoa entra no link que a leva a este vídeo musical, diz-se que tem sido "rickrolleado". Rickrolling estendeu-se além dos links, reproduzindo o vídeo ou música interrompendo outras situações, inclusive em locais públicos[2] ; isso culminou quando Astley e a música fizeram uma aparição surpresa na apresentação musical do carro alegórico d' A Mansão Foster para Amigos Imaginários na Macy's Thanksgiving Day Parade saindo de trás do carro alegórico cantando o single Never Gonna Give You Up em 2008[1] , num evento televisionado com dezenas de milhões de telespectadores.

História[editar | editar código-fonte]

Astley gravou “Never Gonna Give You Up” em seu álbum Whenever You Need Somebody lançado em 1987. A canção foi número um em vários países.

A primera vez que se "rickrolleou" foi em maio de 2007 no site de videogames do 4chan, onde um link que dizia levar a um trailer de Grand Theft Auto IV, realmente levava no videoclipe de Astley.

Em maio de 2007 a prática alcançou notoriedade na Internet,[4] e aumentou sua popularidade depois de seu uso no dia da mentira de 2008 por várias companhias e sites da web, incluído o YouTube, "rickrolleando" todos seus vídeos destacados nesse dia. Em abril do mesmo ano, uma pesquisa realizada pelo SurveyUSA estimou que pelo menos 18 milhões de americanos haviam sido "rickrolleados".

A partir de 2008 esta prática passou a se seguir por toda a Internet.

Em 2009, Astley escreveu para a revista Time, onde agradecia tudo o que fizeram pelo fenômeno "rickroll".

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre entretenimento é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.