Rinque de patinagem

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Ringue de patinagem)
 Nota: Se procura boxe, veja ringue .
1º Rink em na cidade de São Paulo (1878).

Rinque de patinagem (português europeu) ou rinque de patinação (português brasileiro) é uma superfície delimitada com paredes com cerca de 1 m de altura em cimento ou madeira no caso do hóquei em patins ou com gelo no caso do hóquei no gelo.

No rinque de madeira ou em cimento usam-se os patins de rodas, de quatro rodas, ou os patins em linha, de três ou quatro rodas. e no gelo os patins de gelo com uma peça metálica em forma de "faca".

Etimologia[editar | editar código-fonte]

A palavra rinque deriva de rink, uma palavra escocesa que significa pista e era utilizada originalmente para designar o local onde se joga o curling. Com o tempo, rink passou a designar superfícies utilizadas para a prática de outros desportos sobre gelo, como o hóquei no gelo. Em português, o rinque está associado sobretudo a recintos para a prática de modalidades e atividades sobre patins, incluindo o hóquei em patins.

Não confundir com «ringue» (derivado de ring, palavra inglesa), estrado elevado utilizado na prática do boxe e de outras modalidades de luta.

Imagens[editar | editar código-fonte]

Referências