Rinoceronte-lanudo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.


Como ler uma caixa taxonómicaRinoceronte lanudo
Woolly rhino nashorn.jpg

Estado de conservação
Pré-histórica
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Perissodactyla
Superfamília: Rhinocerotoidea
Família: Rhinocerotidae
Género: Coelodonta
Espécie: C. antiquitatis
Nome binomial
Coelodonta antiquitatis
J. Fischer, 1807
Coelodonta antiquitatis

O rinoceronte-lanudo (Coelodonta antiquitatis) era um membro da família dos atuais rinocerontes, que vivia em regiões glaciais e possuía um avantajado casaco de pelo, atingindo cerca de 3,5 m de comprimento, 1,8 m de altura e 3,5 ton de peso. Se alimentava de gramíneas e musgos, utilizando-se de seu chifre quando necessário para cavar na neve para obtê-las. Viveu junto com mamutes, ursos, bois-almiscarados e grandes felinos pré-históricos, com os quais disputava alimentos e defendia suas crias, pois um rinoceronte-lanudo adulto não possuía muitos predadores naturais. Seu parente mais próximo vivo acredita-se ser o rinoceronte-de-sumatra.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Perissodáctilos pré-históricos, integrado ao WikiProjeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.