Rio (trilha sonora)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rio
Trilha sonora de vários artistas
Lançamento 5 de abril de 2011
Gênero(s) Bossa Nova, samba, MPB, R&B contemporâneo, dance-pop, soundtrack
Duração 40:11
Idioma(s) Inglês, Português
Formato(s) CD, download digital
Gravadora(s) Universal Music, Interscope
Produção Sérgio Mendes (exe.), John Powell (exe.), Carlinhos Brown, Didiê Cunha, Ester Dean, Bebel Gilberto, Zé Luis Oliveira, Stargate, Andrew van Meter, will.i.am
Arranjos John Powell, Beth Caucci, Victor Chaga, Michael Mollo, Paul Mounsey
Singles de Rio
  1. "Telling the World"
    Lançamento: 20 de março de 2011

Rio é o nome da trilha sonora da animação homônima lançada em 8 de abril de 2011, no Brasil. O álbum contou com a colaboração de Sérgio Mendes, Carlinhos Brown, Taio Cruz, will.i.am, Bebel Gilberto, entre outros. A versão internacional do álbum conta com as faixas "Real in Rio", "Fly Love" e "Elle ne me voit pas", enquanto, na versão brasileira, o projeto conta com "Favo de Mel", "Ararinha" e "Ela não me vê", no local das primeiras citadas. John Powell e Sérgio Mendes assinam a produção executiva do álbum, que foi lançado em 5 de abril de 2011, pela Universal Music. Mesmo com canções que vão da bossa nova ao rhythm and blues moderno, os críticos sentiram a falta da presença do "real Brasil" no projeto.

Músicas, temática e intérpretes[editar | editar código-fonte]

"Real in Rio" inicia-se com assovios de passarinhos e, aos poucos, são introduzidos o som do agogô, da cuíca, do surdo e da escola de samba, cantando o coro "la-laiá, la-laiá", com letra fácil de se decorar, como "dia de festa, salve a floresta"[1] . Composto e interpretado por Carlinhos Brown, com versos em inglês cantados por Ester Dean, "Let Me Take You to Rio", tema que introduz a vinda do protagonista 'Blu' ao Rio de Janeiro, possui uma "letra e uma malemolência que dê, ao mesmo tempo, brisa e sol à música". É um samba de fundo de quintal, com um leve piano ao fundo[1] .

"Mas Que Nada", interpretado por Gracinha Leporace, com o piano sob a tutela de Sérgio Mendes, ganha uma nova versão[1] . "Hot Wings (I Wanna Party)", segue a linha das canções de Black Eyed Peas, com instrumentos da escola de samba ao fundo. A canção possui um toque eletrônico, e a fox de Jamie Foxx e Anne Hathaway emitindo o sons de arara[1] . Um samba inspirado em Carmen Miranda, com a introdução do rap no meio da faixa é "Pretty Bird". Música da cacatua vilã do filme, interpretada por Jemaine Clement[1] . "Ararinha" ou "Fly Love" traz o "banquinho e o violão" para a trilha sonora. Criada por Brown, e interpretada por ele na versão brasileira, enquanto, a internacional é interpretada por Foxx. "Telling the World", segundo o Jornal do Brasil, é uma música "chiclete" e a "menos inventiva" de todo o álbum, mas, "pronta e redonda para estourar em hits de FM". "Funky Monkey", é um discreto funk carioca, com influências da soul music estadunidense de Siedah Garrett[1] .

A canção interpretada por Ivete Sangalo, no Brasil, e por Ester Dean, na versão internacional do álbum, é uma montagem eletrônica intitulada "Take You to Rio". Em seguida, aparece a faixa "Balanço Carioca", interpretado por Mikael Mutti, que segundo os críticos, "funciona mais no filme que no álbum"[1] . "Sapo Cai", é um samba-enredo de uma escola de samba factícia, onde há a introdução de violinos, violoncelos e de toda uma orquestra"dos bons tempos das animações clássicas de Walt Disney"[1] . A trilha sonora termina com "Samba de Orly", interpretada por Bebel Gilberto, "Valsa Carioca", valsa criada por Sérgio Mendes, tendo ao fundo discreto samba[1] . A faixa bônus "Forró da Fruta", de Carlinhos Brown, mostra uma mistura do samba e forró com piano[1] .

Para o álbum, foram contactados desde artistas originais do país onde o filme ocorre até dubladores originais. Dentre os artistas brasileiros, estavam Ivete Sangalo e Carlinhos Brown[2] , e dos artistas norte-americanos estavam Anne Hathaway[2] e will.i.am[3] [4] , além da produção de Sérgio Mendes, John Powell, Carlinhos Brown, Didiê Cunha, Ester Dean, Bebel Gilberto, Zé Luis Oliveira, Stargate, Andrew van Meter e will.i.am[5] .

Recepção da crítica[editar | editar código-fonte]

Críticas profissionais
Avaliações da crítica
Fonte Avaliação
Allmusic 2.5 de 5 estrelas.Star full.svgStar half.svgStar empty.svgStar empty.svg[5]
Notas Musicais 3 de 5 estrelas.Star full.svgStar full.svgStar empty.svgStar empty.svg[4]
O Globo Negativa[3]
O Estado de S. Paulo Negativa[6]
Jornal do Brasil Positiva[1]
R7 Positiva[7]

Apesar de ter dado duas estrelas e meia, Matt Collar, da Allmusic, diz que o álbum é "ensolarado, dançante e bem adaptado para a criação do filme de temática sul-americana"[5] . Mauro Ferreira do Notas Musicais diz que a trilha sonora do filme, confiada à Mendes, "estiliza o suingue carioca, filtrado pela ótica norte-americana", já que o "músico brasileiro que não fez outra coisa em 50 anos de carreira a não ser formatar a música brasileira para os ouvidos dos Estados Unidos"[4] . O Jornal do Brasil classificou a trilha sonora do filme Rio como "de tirar o fôlego", elogiou as interpretações de Carlinhos Brown, Sérgio Mendes, Mikael Mutti. Mas, diz estranhar a interpretação de Ivete Sangalo, que aparece "estranhamente abafada pela leitura estadunidense da música"[1] .

O jornal carioca O Globo publicou a crítica de Carlos Albuquerque que cobra o "batidão" do funk carioca e diz que a música do filme não tem muitos representantes locais "um Marcelo D2 aqui, um DJ Marlboro ali, talvez um Zeca Pagodinho acolá - o disco, em que aparecem as vozes dos dubladores, como Anne Hathaway e Jaime Foxx, bate asas para bem longe das belezas musicais da cidade que lhe empresta o nome e, descolado das suas impressionantes imagens, soa, muitas vezes, como o clássico 'samba de gringo'". No entanto, segundo Albuquerque, Bebel Gilberto "salva a sua pátria com uma suave versão de 'Samba de Orly'", enquanto Brown leva muito mais Timbalada do que um baile funk para "Funky Monkey", e conclui que Ivete Sangalo "aparece estranhamente discreta e contida em 'Take You to Rio'". Sobre "Telling the World", interpretada por Taio Cruz, Carlos Albuquerque diz que é "tão impessoal e deslocada que cairia bem tanto em "Rio" como em "Madagascar". O resto do disco vai por aí, dando ao ouvinte a assustadora impressão de que os Black Eyed Peas vão aparecer em cena a qualquer hora, com tamborim na mão, gritando: 'Let's samba!'"[3] .

Julio Maria, de O Estado de S. Paulo, disse que a trilha sonora é "mais ou menos como o filme: um realismo de fachada, pergumado mas carente de uma injeção de vida real", e diz que faz a música brasileira "lipoaspirada para tocar em lounge de hotel. Já que era para falar do Rio, por que não Tim Maia cantando 'Aquele Abraço'? Enfim, uma trilha que, sem o filme, morre na praia de Copacabana"[6] . O portal R7 elogiou as faixas de Sérgio Mendes, dizendo que essas são "bacanas e sofisticadas", diz que "o melhor momento" fica com Taio Cruz, em "Telling the World", will.i.am, "Hot Wing (I Wanna Party)", e "Ararinha", com Brown, porém criticou o "engessamento" de Ivete Sangalo em "Take You To Rio"[7] .

Lista de faixas[editar | editar código-fonte]

Edição brasileira[8]
N.º Título Compositor(es) Intérpretes Duração
1. "Favo de Mel"   Carlinhos Brown, Seidah Garrett, Mikael Mutti, John Powell, Sérgio Mendes will.i.am, Jesse Eisenberg, Jamie Foxx, George Lopez, Anne Hathaway e The Rio Singers 3:48
2. "Let Me Take You to Rio" (Blu' Arrival) Ester Dean, Carlinhos Brown, Mikael Mutti Carlinhos Brown e Ester Dean 1:54
3. "Mas Que Nada" (Versão Rio 2011) Jorge Ben Sérgio Mendes 2:44
4. "Hot Wings" (I Wanna Party) William Adams will.i.am, Jamie Foxx e Anne Hathaway 2:17
5. "Pretty Bird"   Mike Reiss, Jemaine Clement, John Powell, Yoni Brenner Jemaine Clement 2:04
6. "Ararinha"   Siedah Garrett, Carlinhos Brown Carlinhos Brown 2:39
7. "Telling the World"   Taio Cruz, Alan Kasirye Taio Cruz 3:33
8. "Funky Monkey"   Siedah Garrett, Carlinhos Brown, Mikael Mutti Siedah Garrett, Carlinhos Brown, Davi Vieira e Mikael Mutti 2:24
9. "Take You to Rio"   Ester Dean, Mikkel S. Eriksen, Tor Erik Hermansen (versão: Alex Góes) Ivete Sangalo 3:26
10. "Balanço Carioca"   Mikael Mutti Mikael Mutti 3:02
11. "Sapo Cai"   Carlinhos Brown, Mikael Mutti, Sérgio Mendes Carlinhos Brown e Mikael Mutti 2:47
12. "Samba de Orly"   Antonio Pecci Filho, Chico Buarque Bebel Gilberto 2:50
13. "Valsa Carioca"   Sérgio Mendes Sérgio Mendes 2:36
14. "Copacabana Dreams"   John Powell, Sérgio Mendes Sérgio Mendes 2:20
15. "Ela Não Me Vê"   Jean Jacques Goldman (versão: Bebel Gilberto e Sérgio Mendes) Milton Nascimento 4:18

Divulgação[editar | editar código-fonte]

Singles[editar | editar código-fonte]

A faixa "Telling the World" foi o primeiro e único single de Rio. Interpretada pelo britânico Taio Cruz, filho de mãe brasileira[1] , o número foi lançado para download digital em 20 de março de 2011[10] e seu videoclipe foi lançado um dia antes no canal de Taio no VEVO[11] [12] . O single alcançou a 138ª posição da UK Singles Chart, lista da The Official Charts Company[13] . Além da inclusão na trilha, a canção também está presente no álbum Rokstarr, lançado em 2009 pelo cantor[14] .

Desempenho nas tabelas musicais[editar | editar código-fonte]

Rio atingiu a 70ª posição na Billboard 200 e a 4ª na Top Soundtracks, além de entrar na tabela de álbuns mexicana da Asociacion Mexicana de Productores de Fonogramas y Videogramas[15] [16] .

Tabela musical (2011) Melhor
posição
 Estados Unidos - Billboard 200[15] 70
 Estados Unidos - Top Soundtracks[15] 4
 México - Asociacion Mexicana de Productores de Fonogramas y Videogramas[16] 15

Referências

  1. a b c d e f g h i j k l m Jornal do Brasil - Cultura - Trilha sonora da animação 'Rio' cria a apoteose do filme Jornal do Brasil (6 de abril de 2011). Página visitada em 2 de maio de 2011.
  2. a b Ivete Sangalo grava música para trilha sonora do filme Rio (em português). Site oficial de Ivete Sangalo (9 de maio de 2011). Página visitada em 6 de novembro de 2011.
  3. a b c ALBUQUERQUE, Carlos (5 de abril de 2011). Funk fica de fora da trilha sonora da animação 'Rio'. Leia a crítica - O Globo O Globo. Página visitada em 1 de maio de 2011.
  4. a b c Ferreira, Mauro (8 de abril de 2011). Notas Musicais: Trilha sonora de 'Rio' estiliza suingue carioca pela ótica norte-americana. Notas Musicais. Página visitada em 6 de novembro de 2011.
  5. a b c Rio - Original Soundtrack - AllMusic allmusic. Página visitada em 2 de maio de 2011.
  6. a b MARIA, Julio (30 de abril de 2011). E aí? Não vai dançar? - cultura - Estadao.com.br O Estado de S. Paulo. Página visitada em 1 de maio de 2011.
  7. a b CHACUR, Fabian (12 de abril de 2011). Trilha de Rio é garantia de festa para o ouvinte R7. Página visitada em 2 de maio de 2011.
  8. Rio - Trilha Sonora Original (em português). Saraiva.com.br. Página visitada em 6 de novembro de 2011.
  9. Amazon.com: Rio: Music From the Motion Picture: Various Artists: Music (em inglês). Amazon.com. Página visitada em 6 de novembro de 2011.
  10. iTunes - Music - Telling the World (em inglês). iTunes Store (Apple, Inc.). Página visitada em 6 de novembro de 2011.
  11. Telling the World Music Video (em inglês). 987ampradio.com. Página visitada em 6 de novembro de 2011.
  12. VEVO. Telling the World (em inglês). YouTube. Página visitada em 6 de novembro de 2011.
  13. CHART: CLUK Update 23.04.2011 (wk14) - CHART LOG UK: NEW ENTRIES UPDATE (em inglês). zobbel.de. Página visitada em 6 de novembro de 2011.
  14. Rokstarr (em inglês). Amazon.co.uk. Página visitada em 6 de novembro de 2011.
  15. a b c Rio Original Soundtrack (em inglês). Allmusic. Página visitada em 23 de Setembro de 2011.
  16. a b Rio Original Soundtrack (em inglês). Acharts.us. Página visitada em 23 de Setembro de 2011.