Rio Angara

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Angara
Mapa da bacia hidrográfica do Angara
Comprimento c. 1.779 km
Nascente Lago Baikal
Altitude da nascente 456 m
Débito médio até 120.000 km³/ano m³/s
Foz Rio Ienissei
País(es)  Rússia
Paisagem do Angara

O Rio Angara (em russo: Ангара́) é um rio de 1.779 km de comprimento que corre entre o oblast de Irkutsk e o krai de Krasnoyarsk, no sudeste da Sibéria, Rússia. É o único rio cuja água provém do Lago Baikal.

Após deixar o extremo sudoeste do Lago Baikal próximo da cidade de Listvyanka, flui para norte passando as cidades de Irkutsk e Bratsk, passando à direcção oeste após receber o contributo do rio Ilim e desemboca no rio Ienissei junto de Strelka.

Antes da união com o Ilim, o Angara é conhecido também como o Tunguska Superior (Verkhnyaya Tunguska). O Angara é navegável entre Irkutsk e Bratsk; a partir desta última cidade há demasiados rápidos. Em Bratsk encontra-se uma barragem com uma das maiores centrais hidroeléctricas do mundo (gera cerca de 4500 MW); em Irkutsk encontra-se uma outra menor (660 MW). O rio conta com outras duas barragens, convertendo-se numa das maiores fontes mundiais de energia hidroeléctrica.

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Rússia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.