Rio Capibaribe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Capibaribe
Rio Capibaribe no bairro da Jaqueira, Recife.
Comprimento 240 km
Nascente Serra de Jacarará (Poção, PE)
Foz Oceano Atlântico (Recife, PE)
Área da bacia 5 880 km²

O rio Capibaribe é um curso d'água do estado de Pernambuco, no Brasil. Seu nome é originário da língua tupi e significa "no rio das capivaras", através da junção dos termos kapibara (capivara), y (água, rio) e pe (em)1 2 .

Nasce na Serra de Jacarará1 3 , no município de Poção. Antes de desaguar no Oceano Atlântico, passa pelo centro da cidade do Recife.

Possui 240 quilômetros de extensão e sua bacia, aproximadamente 5 880 quilômetros quadrados. Possui cerca de 74 afluentes e banha 42 municípios pernambucanos, entre eles Toritama, Santa Cruz do Capibaribe, Salgadinho, Limoeiro, Paudalho, São Lourenço da Mata e o Recife.

Seu curso é dividido em três partes: o alto e o médio curso, situados no Polígono das Secas, onde o rio apresenta regime temporário (cheio sazonalmente) e o baixo curso, quando se torna perene, a partir do município de Limoeiro, no agreste do estado.

Divide a área central da cidade do Recife. Atravessa vários de seus bairros: Várzea, Caxangá, Apipucos, Monteiro, Poço da Panela, Santana, Casa Forte, Torre, Capunga, Derby, Madalena. Faz confluência com o rio Beberibe atrás do Palácio do Campo das Princesas, antes de desaguar no Oceano Atlântico. Seu braço sul passa por Afogados, ilha do Retiro, rumo à ilha Joana Bezerra, juntando-se ao rio Tejipió e chegando à foz no porto do Recife. É a ele que é dada voz no poema "O Rio", de João Cabral de Melo Neto.

Cheias[editar | editar código-fonte]

As cheias sempre foram constantes na cidade. Entretanto, entre os anos de 1965 e 1975, várias e seguidas cheias causaram grandes prejuízos à economia local. Estas só foram finalizadas com a construção de barragens que estabilizaram o leito em períodos mais chuvosos.

Assoreamento[editar | editar código-fonte]

O rio encontra-se, hoje, bastante degradado pelo assoreamento e pela poluição devido a dejetos de matadouros, lixões, bem como devido a esgotos urbanos e industriais.

Clube Náutico[editar | editar código-fonte]

O Rio Capibaribe também dá nome ao Clube Náutico Capibaribe, que nasceu em 1901 às suas margens como um clube de remo. Ao longo do tempo, o adjetivo "Náutico" prevaleceu como nome principal do clube.

História[editar | editar código-fonte]

O rio Capibaribe foi um fator geográfico determinante na história de Pernambuco e do Nordeste brasileiro. Foi na sua várzea que se formaram os primeiros engenhos de cana-de-açúcar, devido ao seu solo massapê, próprio para o cultivo. Também serviu de acesso para o agreste e para o sertão, onde se desenvolveu a pecuária. Atualmente, estuda-se um projeto de navegabilidade do rio, para o transporte urbano.

Panorama do Rio Capibaribe no Centro do Recife.
Panorama do Rio Capibaribe no Centro do Recife.

Referências

  1. a b http://www.terrazul.m2014.net/spip.php?breve100&var_recherche=manguezais%20Terrazul
  2. NAVARRO, E. A. Método moderno de tupi antigo: a língua do Brasil dos primeiros séculos. Terceira edição revista e aperfeiçoada. São Paulo. Global. 2005. p. 232.
  3. *Os rios mais poluídos do Brasil
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.