Rio Cipó

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rio Cipó
Rio Cipó na Serra do Cipó
Nascente Serra do Cipó
Foz Rio das Velhas
País(es)  Brasil
País(es) da
bacia hidrográfica
Bacia do rio São Francisco

O rio Cipó é um rio brasileiro do estado de Minas Gerais. Nasce no interior do Parque Nacional da Serra do Cipó, no encontro dos córregos Mascates e Bocaina, tendo caminho paralelo à Serra do Cipó até sua foz no rio das Velhas. Banha o distrito da Serra do Cipó, em Santana do Riacho, e Jaboticatubas.[1] [2]

Ao longo de seu curso há dezenas de cachoeiras, corredeiras e piscinas naturais rodeadas por escarpas, que mantêm seu volume de água constante durante quase todo o ano e propiciam banhos em alguns trechos, sendo sua sub-bacia uma das divisoras entre as bacias dos rios São Francisco e Doce. O escoamento das águas superficiais é abundante, originando as cabeceiras dos principais formadores do rio Cipó, que corre para a bacia do rio São Francisco.[3]

Vista aérea da Cachoeira Grande, situada no curso do Rio Cipó
Vista aérea da Cachoeira Grande, situada no curso do Rio Cipó
Cachoeira do Tomé, situada no curso do rio.
Cachoeira do Tomé, situada no curso do rio.
Rio Cipó com grande volume de água, na estação das chuvas.
Rio Cipó com grande volume de água, na estação das chuvas.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Parque Nacional da Serra do Cipó. Arquivado do original em 20 de agosto de 2013. Página visitada em 20 de agosto de 2013.
  2. Jaboticatubas.com. A Serra do Cipó. Arquivado do original em 20 de agosto de 2013. Página visitada em 20 de agosto de 2013.
  3. Circuito Serra do Cipó. Rio São Francisco e Rio Doce. Arquivado do original em 20 de agosto de 2013. Página visitada em 20 de agosto de 2013.
Ícone de esboço Este artigo sobre Hidrografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.