Rio Cuando

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde janeiro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Cuando (ou Kwando)
Porção final do rio Cuando (imagem de satélite): 1 - fronteira entre Angola e a Zâmbia; 2 - Faixa de Caprivi; 3 - Parque Nacional Mudumu (início do pântano Linyanti); 4 - Parque Nacional Mamli; 5 - Delta do Okavango; 6 - Rio Linyanti; 7 - Lago Liambezi (seco); 8 - Rio Chobe; 9 - confluência com o Zambeze; 10 - pântanos Zambeze-Caprivi
Comprimento 735 km
Foz rio Zambeze
Área da bacia 96.780 km²
País(es) da
bacia hidrográfica
 Angola
Botswana
Namíbia
 Zâmbia

O rio Cuando (ou Kwando) é um rio da África Austral. Nasce no Planalto Central de Angola e corre para sueste, formando parte da fronteira entre aquele país e a Zâmbia; durante este percurso, o leito do rio é formado por ilhas e canais, com uma largura que varia entre cinco e dez km. Tem 735 km de comprimento.

Quando termina essa fronteira, o Cuando atravessa a Faixa de Caprivi na direção sudoeste, mudando novamente de direção para formar a fronteira daquela região da Namíbia com o Botswana, correndo primeiro para sueste e depois para leste, onde vai desaguar no Zambeze. A curva do rio é pantanosa e aí se encontram dois parques nacionais Mudumo e Mamli, ambos em território namibiano. Esta porção do rio é conhecida por rio Linyanti ou pântano Linyanti. A porção seguinte, a caminho do Zambeze é denominada Chobe.

Há cerca de 10.000 anos, o rio Cuando não fazia aquela curva, mas continuava a correr para sudoeste onde se encontrava com o Okavango para, mais a sul, onde neste momento é o deserto do Kalahari, formarem o lago Makgadikgadi.

A confluência do Cuando (no centro, esquerda) e Zambeze.

Ver também[editar | editar código-fonte]