Rio Dadès

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rio Dadès
Um casbá no vale do Dadès
Comprimento 201 km
Nascente Alto Atlas, vale de M'Semrir
Foz Rio Drá
Afluentes
principais
Rio Ouarzazate, Rio Imini
País(es)  Marrocos
Rio Dadès está localizado em: Marrocos
Rio Dadès
Localização do curso médio do Dadès em Marrocos
Coordenadas 31° 21' N 6° O
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Rio Dadès

O rio ou uede Dadès, também chamado Assif Dades (em árabe: وادي دادس), é um rio (ou uádi/uede) muito sazonal do sul de Marrocos e um dos dois afluentes principais que formam o rio Drá.

O rio Dadès nasce no Alto Atlas, no vale de M'Semrir e em seguida vira para sul, atravessando as célebres Gargantas do Dadès e irrigam Boumalne Dadès. A partir daí, o rio segue para ocidente, entre as cordilheiras do Alto Atlas e do Anti-Atlas. Recebe depois em Kelaat-M'Gouna as águas do uede Ouarzazate, cujas águas drenam o maciço do M'Goun. No trecho onde atualmente se encontra a albufeira da barragem de El Mansour-Eddahbi, une-se ao rio Imini, formando então o rio Drá. O seu vale separa o Alto Atlas do maiço do Jbel Saghro.

O vale do Dadès é uma atração turística importante do sul de Marrocos, pelas suas aldeias e paisagens pitorescas e pelo contraste entre a vegetação verde e luxuriante das margens e as montanhas áridas em redor. As culturas agrícolas predominantes variam ao longo do vale; destacam-se as macieiras no vale de Msemrir e a jusante é cultivada alfafa, cevada, trigo, amendoeiras, figueiras e tamareiras. A pecuária é também uma atividade importante.

O fluxo do Dadès é altamente sazonal, com picos de cheia entre janeiro e abril, causados pela grande precipitação e fusão das neves. A água é alcalina e a sua temperatura no verão varia entre 23°C e 28°C. A condutividade elétrica da água é relativamente alta.

Notas e fontes[editar | editar código-fonte]

  • Este artigo foi inicialmente traduzido do artigo da Wikipédia em espanhol, cujo título é «Río Dadès», especificamente desta versão.
  • Hogan, C. Michael. Quality of Surface Waters in Morocco. [S.l.]: Lumina Technologies, 2006.


Ícone de esboço Este artigo sobre hidrografia em geral é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Marrocos, integrado ao Projeto África é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.