Rio Detroit

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rio Detroit
Cargueiros passam constantemente pelo rio Detroit
Localização do rio no sistema dos Grandes Lagos
Localização do rio no sistema dos Grandes Lagos
Nascente Lago Saint Clair
Altitude da nascente 175 m
Débito médio 5 324 m³/s
Foz Lago Erie
Altitude da foz 174 m
Área da bacia 1 813 km²
País(es)  Canadá
 Estados Unidos

O rio Detroit (em inglês: Detroit River), localizado na América do Norte, tem uma extensão de 45 km e é um importante marco de referência na divisa territorial entre os Estados Unidos e o Canadá, pertencendo ao sistema dos Grandes Lagos. O seu nome vem do francês Rivière du Détroit, ou seja, «rio do Estreito». O nome refere-se ao facto de o rio ligar o lago Saint Clair ao lago Erie, embora não seja por definição um estreito mas sim um efluente do lago Saint Clair.

Este rio é uma importante rota de navegação das cidades de Detroit (no lado americano) e Windsor (lado do Anadá). Neste ponto se destacam a ponte suspensa Ambassador Bridge e o Detroit–Windsor Tunnel (túnel rodoviário submerso).[1] O rio Detroit é uma importante artéria de transporte, bem como lugar de recreio para aficionados de embarcações.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Nos Estados Unidos banha as cidades de Detroit, Grosse Pointe Park, River Rouge, Ecorse, Wyandotte, Riverview, Trenton, Grosse Ile, Gibraltar. No Canadá banha Tecumseh, Windsor, La Salle e Amherstburg.

Afluentes[editar | editar código-fonte]

Embora seja fundamentalmente um efluente de um lago, o rio Detroit tem vários afluentes próprios que drenam cerca de 2000 km². Estes incluem o rio Rouge, o rio Ecorse, o ribeiro Conner e o ribeiro Marsh nos Estados Unidos, e o ribeiro Turkey, o rio Little e o rio Canard no Canadá.

Ilhas[editar | editar código-fonte]

Entre as ilhas do rio Detroit estão a ilha Peche, ilha Belle, ilha Zug, ilha Fighting, ilha Turkey, ilha Grassy, ilha Grosse e a ilha Bois Blanc (também conhecida como ilha Boblo). As ilhas do rio Detroit inferior fazem parte da Reserva Natural Internacional do rio Detroit que é a única reserva de fauna internacional na América do Norte. A reserva tem ilhas, estuários, pântanos, bancos de areia e zonas ribeirinhas ao longo de 77 km do rio Detroit e da costa ocidental do lago Erie.

Altitude[editar | editar código-fonte]

O rio desce apenas 1 m desde os 175 m do lago St. Clair aos 174 m do lago Erie.

Referências

  1. Detroit — EUA. Rap 10 - Viagens Online. Página visitada em 17 de novembro de 2012.
Ícone de esboço Este artigo sobre hidrografia em geral é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.