Rio Durance

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Durance (Durença / Durènço)
O rio Durance perto de Manosque
Comprimento 323,8 km
Nascente Alpes Cócios, perto de Montgenèvre
Altitude da nascente ~2300 m
Débito médio 180 m³/s (Mirabeau)
Foz Rio Ródano, em Avinhão (Avinhão)
Altitude da foz 24 m
Área da bacia 14 225 km²
País(es)  França

O rio Durance (em occitano: Durença segundo a norma clássica ou Durènço segundo a norma mistraliana) é um rio localizado no sul de França. É afluente do rio Ródano, do qual é o segundo mais longo afluente após o rio Saône e o terceiro em caudal após o Saône e o rio Isère. Com comprimento total de 323,8 km, o rio Durance é o mais importante rio da Provença.

Rio dito «caprichoso», e antigamente famoso pelas grandes enchentes, foi submetido a um processo de regularização, em particular desde o século XIX, com fins de aproveitamento hidráulico, incluindo o abastecimento de água potável a Marselha e cidades próximas, e energético. Com o rio Verdon forma um sistema que produz 6000 a 7000 milhões de kWh por ano).

O rio Durance nasce nos Alpes Cócios, a cerca de 2300 m de altitude, perto do Monte Chenaillet e Montgenèvre, no departamento de Hautes-Alpes. Desagua no rio Ródano junto a Avinhão, no departamento de Vaucluse. A sua bacia hidrográfica tem 14225 km² - além dos departamentos onde passa ainda abrange áreas dos departamentos de Var, Drôme e Alpes-Maritimes.

Passa pelos departamentos de Hautes-Alpes, Alpes da Alta Provença (em vários troços forma o limite entre estes dois departamentos), Var (brevemente no seu extremo noroeste), Bocas do Ródano e Vaucluse (forma o limite entre estes dois últimos). As principais cidades por onde passa são Briançon, Sisteron, Cavaillon e Avinhão.

Neste rio foi construída a partir de 1955 e até 1961 a barragem de Serre-Ponçon, feita com material aluvionar do leito do Durance. O seu aproveitamento é tanto hidroelétrico como para regadio e uso recreativo.

O rio Durance foi, entre 1125 e 1271, a fronteira que separava as terras do condado de Tolosa (a norte do rio) das do condado de Barcelona (a sul).

Entre as principais localidades ou comunas que atravessa encontram-se:

Principais afluentes[editar | editar código-fonte]

Vista do rio Durance.
Ponte sobre o rio Durance em Sisteron.

Os principais afluentes do rio Durance são os seguintes:

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Rio Durance

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre hidrografia em geral é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.