Rio Georgina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde outubro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Georgina
Mapa dos rios principais que drenam para o lago Eyre
Mapa dos rios principais que drenam para o lago Eyre
Comprimento 412 km
Altitude da nascente 24 m
Foz Rio Warburton
Altitude da foz -15 m
País(es)  Austrália
País(es) da
bacia hidrográfica
 Austrália
Coordenadas 23° 30' S 139° 47' E

O rio Georgina é um importante rio da Austrália, sendo o que se situa mais a noroeste dos três principais do Channel Country, na região ocidental de Queensland, e que ao confluir com o rio Diamantina forma o rio Warburton, que em anos extremamente húmidos alcança o lago Eyre.

O rio Georgina nasce da confluência de pequenos ribeiros numa ampla área do noroeste de Queensland e do Território do Norte superior. Entre estes rios inclui-se o rio Burke, que flui através da localidade de Boulia e é o principal da bacia, o próprio rio Georgina superior que nasce na meseta de Barkly a norte de Camooweal, o rio Ranken que nasce no extremo oriental do Território do Norte além do Tennant Creek, e o rio Sandover, que contrariamente aos restantes afluentes do lago Eyre flui na direção norte a partir da cordilheira MacDonnell até entrar no Georgina em anos muito húmidos perto de Urandangie.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Austrália é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.