Rio Han (afluente do rio Yangtzé)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde agosto de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Han
Han Jiang / Hanshui
O lado de Hankou do rio Han em Wuhan
Mapa destacando a bacia do rio Han
Mapa destacando a bacia do rio Han
Comprimento 1 532 km
Caudal médio 2 156 m³/s
Caudal máximo 105 000 m³/s
Área da bacia 174 300 km²
Afluentes
principais
Esquerda: Rio Xun, Rio Dan, Rio Bai, Rio Fushui
Direita: Rio Muma, Rio Chi, Rio Nan
País(es) da
bacia hidrográfica
 China
HanHan Jiang / Hanshui está localizado em: China
Han
Han Jiang / Hanshui
Localização do Rio Han na China
Coordenadas 30° 33' 52" N 114° 17' 30" E

O rio Han (chinês tradicional: 漢江, chinês simplificado: 汉江, pinyin: Hàn Jiāng) é um afluente do rio Yangtzé (Cháng Jiāng) com um comprimento de 1.532 km. Historicamente era referido como Hanshui (chinês tradicional: 漢水, chinês simplificado: 汉水, pinyin: Hànshuǐ) nome ainda ocasionalmente utilizado atualmente. O rio emprestou seu nome para Hanzhong, que emprestou seu nome para a Dinastia Han.

O rio Han sobe no sudoeste de Shaanxi e flui para o leste através da parte sul da província. Ao norte estão as montanhas Qinling, e em seguida, o rio Wei, afluente do rio Amarelo e região do Passe Ordos. Ao sul estão as montanhas Daba que separam Sichuan e Chongqing. As principais cidades são Hanzhong no oeste e Ankang, no leste. Em seguida, o rio adentra por Hubei. Atravessa a província principalmente de noroeste a sudeste, caindo no Yangtzé na capital provincial Wuhan, uma cidade de vários milhões de habitantes. A fusão dos rios dividem a cidade de Wuhan em três seções: Wuchang (no lado sul do rio Yangtzé, no outro lado do rio a partir da foz do rio Han), Hankou (no lado norte dos rios Yangtzé e Han), e Hanyang (entre o Yangtze e o Han).

A Barragem Danjiangkou foi construída no rio Han no norte de Hubei em 1958. Ele tornou-se maior desde então. O Reservatório Danjiangkou assim criado é agora utilizado como parte do Projeto de Transferência de Água Sul-Norte.

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Rio Han (afluente do rio Yangtzé)
Ícone de esboço Este artigo sobre hidrografia em geral é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.